[crônica] As mentiras que nos contam


Cuidado, pois se você arrancar um fio de cabelo branco, nascerão outros quatro no lugar! Se você escutar o disco da Xuxa de trás para frente vai escutar a voz do capeta! A boneca Xuxa está possuída e vai apertar o pescoço da sua filha durante o sono. Não compre essa boneca! Se você não comer, o bicho papão vai vir te pegar! O homem do saco vai colocar você dentro do saco grande dele se você não obedecer o papai! Quem  já ouviu essas frases em algum momento da vida??!   Mentiras de vários estilos que bombardeiam o nosso dia a dia desde a nossa mais tenra idade. 

Quando eu era criança, ouvia certas mentiras em várias situações do cotidiano, algumas inocentes,  outras nem tanto.  Confesso que algumas vezes eu ficava impressionada, principalmente com o lance da "Xuxa encapetada", já que eu era fã dela e não perdia nenhum  show da Xuxa. Ainda bem que a minha cabeça era muito boa e eu sempre fui questionadora desde pequena, então essas mentiras logo eram desmontadas por mim mesma. Eu pensava "Estão dizendo que o disco da Xuxa é do capeta, mas eu sei que isso não tem nada a ver. Não pode ser!"  As pessoas reproduzem mentiras que são passadas de geração em geração, isto é, internalizam frases sem questionar a veracidade dos fatos. E com isso somos invadidos por uma enxurrada de mentiras que parecem não ter fim. Uma mentira emenda a outra e quando vamos ver, nos disseram mais mentiras do que verdades.

Até na escola somos vítimas de mentiras. Quem não cola não sai da escola? Todo mundo já colou pelo menos uma linha na vida. É claro que eu não sou a favor da cola, até porque sou professora da rede estadual de ensino, mas acredito que até num momento desesperado de cola há a oportunidade de aprendizado. Em todo o meu percurso estudantil, confesso que precisei recorrer à cola em provas de Física e Química porque eu não conseguia memorizar aquelas fórmulas difíceis (na minha época o ensino era tradicional, então imaginem todo dia aquela decoreba chata em todas as disciplinas). E não temos apenas esse exemplo da cola não! Na escola, as mentiras rolavam soltas todos os dias. Lembra daquele colega que queria te sacanear e mentia com a finalidade de fazer você passar por trouxa na frente dos outros coleguinhas? E aquelas desculpas que os alunos danados davam para a professora sobre os trabalhos que eram esquecidos na mesa, lições de casa que o cachorro havia comido sendo que a pessoa não tinha nem cachorro em casa, mentiras em relação à doenças só para poder fazer a prova no dia seguinte... Ah, escola! Você deve ter muitas histórias para contar desse tempo, não é mesmo? 

E também há aquelas mentiras intencionais que já falamos pelo menos uma vez na vida, por exemplo quando você visitou sua amiga e ela te ofereceu um bolo ruim demais e te perguntou se estava gostoso. Você soltou um SIM mentiroso para não magoá-la. E aquele colega que diz "Claro que eu ouvi o que você disse!", mas na verdade ele não ouviu nem 10% porque ele estava com a cabeça baixa, ocupado demais lendo as mensagens do Whatssap e você ficou falando sozinho 90% do tempo porque as redes sociais parecem ser mais importantes do que a atenção humana calorosa e o olho  no olho que mostra que você está sendo entendido de verdade.  Saudades dos velhos tempos? Meu amigo, eu preciso te dizer que isso é só uma prévia do que virá pela frente. Daqui a alguns anos, as pessoas vão andar curvadas por causa desse vício chamado "celular". Olho no olho será coisa do passado e você vai desejar ardentemente ser notado ou talvez nem sinta mais falta desse tipo de contato humano.

Nossos pais são exemplos vivos disso dessa papagaiada de mentira! Lembra quando a campainha tocava e a sua mãe estava toda descabelada ou com preguiça de receber visita e cochichava no seu ouvido para você atender e dizer que ela não estava?  Ou quando o telefone tocava e era aquele chefe chato e seu pai pedia para você falar para o tal chefe que ele não estava em casa.  "Filho, eu volto logo, não precisa chorar!", lembra dessa doce fala materna que te acalmava tanto naquele momento de desespero???? A intenção era boa, mas infelizmente a espera parecia não ter fim e o seu coração ficava apertado demais!  "Filhinho, vovô virou uma estrela lá no céu!" E você acreditava tanto nisso, procurando-o todas as noites no céu infindo de estrelas. "Cadê você vovô?Por que não pisca para mim?", você perguntava, desesperado e ansioso, todas as noites  por um avô que nunca mais voltaria.  Está tudo bem! Essas mentiras não te fizeram mal algum, afinal, mamãe e papai te amavam tanto que jamais teriam a intenção de ferir seus sentimentos. "Querida, a injeção não vai doer nada, tá?" Mais um vez você acreditava e se submetia às mãos desajeitadas daquela enfermeira louca para te espetar. Sim, doeu! E muito... "Filhinho, se você tirar dez na prova, o papai noel vai deixar um super presente para você na noite de Natal!" Que legal era sua melhor exclamação diante dessa promessa.  Então começava a sua saga do estudos intermináveis  para ganhar o referido presente. "Que linda essa lembrancinha do dia das mães, meu filhinho!" Mas na verdade a sua mãe achou horrível aquela lembrancinha feita por você.  E a grande verdade é que ela só colocou o seu presente desajeitado e mal pintado  na estante para você não ficar chateado.

A sociedade, diariamente, nos faz acreditar em suas mentiras  fantasiadas de verdade. É só ligar a TV e assistir às inúmeras propagandas comerciais para se sentir bombardeado. A sua vida parece que vai mudar se você adquirir aquele shampoo da marca tal, se você comer tal coisa, se você vestir isso e aquilo. Parece que a sua vida será perfeita se você for linda como a Gisele Bündchen ou encontrar um príncipe encantado igualzinho ao Brad Pitty. Ninguém nos diz que relacionamentos perfeitos simplesmente não existem! Era lindo e mágico acreditar nos contos de fadas, mas acontece que crescemos e nem sempre amadurecemos, pois muitos ainda estão à espera de milagres diários, desejosos de um encontro com uma fada madrinha pronta a realizar todos os desejos, dos mais simples aos mais mirabolantes. Seria incrível se tivéssemos uma fada madrinha disponível ou um gênio da lâmpada concedendo no mínimo três desejos, mas infelizmente a realidade nos põe no chão e precisamos ir à luta para alcançar os nossos objetivos. A verdade é que nem todos nos dizem que as coisas não vem embaladas e precisam ser conquistadas com muita garra, pé no chão e sem deixar de sonhar, pois o dia que você decidir matar os seus sonhos, você simplesmente  não terá forças para lutar. Saiba que lutar incessantemente por nossos sonhos nos enche de entusiasmo e nos faz crescer com dignidade.  Os sonhos são os combustíveis da alma, acredite nisso! É a  mais pura verdade... 

--------------------------------------

Acompanhe minhas redes sociais:


--------------------------------------



Esse post faz parte do projeto Escrita criativa um grupo que estimula a produção de textos criativos. O tema do mês de abril é "As mentiras que nos contam"


Espero que tenham gostado e até o próximo post!

0 comentários:

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...