10 coisas que me lembram os tempos de colégio

Euzinha com 7 ou 8 anos. Reparem no sorriso com janelinha!
1) Timidez


Eu era muito tímida e não abria a boca para nada durante as aulas! Confesso que ainda me considero tímida, mas melhorei muito da infância para cá. Levantar a mão para participar da aula? Never! Comigo isso não rolava. Eu ficava bem ali, no meu cantinho... Ler em voz alta? Minha nossa, se tivesse um buraco para eu entrar naquele momento, juro por Deus que eu entrava. Na minha época escolar, ler em voz alta e chamada oral eram itens obrigatórios de avaliação. O (a) professor (a) vociferava na sua frente e você era obrigado (a) a fazer aquilo. "Não, professora, não vou fazer isso?" Você está maluco, rapaz? Nunca diga isso para um (a) professor (a) tradicional! Vai levar bilhete para a mãe ou descer para a diretoria. Hoje em dia não funciona mais desse jeito, pois os professores levam em consideração vários fatores, de modo a não constranger a criança a situações vexatórias, então a avaliação ocorre de modo mais flexível.  

Meu primeiro seminário ocorreu na oitava série. Não lembro mais qual era o tema, mas não esqueci da minha tremedeira e de como eu suei ali na frente da sala. Parecia que todos olhavam apenas para mim e todos os outros integrantes haviam desaparecido... Impressões de uma tímida: parecia que  eu estava à mercê do deboche. Minhas mãos tremiam juntamente com o "papelzinho" que eu carregava para ler a "minha parte" e a visão ficou embaralhada... Imaginem só se eu consegui me apresentar direito? Claro que não! Acho super engraçado esse negócio de dividir o tema em partes, de modo que o grupo se organiza para cada um pesquisar um fragmento. E o resto, hein? Entender o tema pela metade é uma piada.  Ainda bem que a professora não fez nenhuma pergunta para mim. Hoje em dia os jovens continuam dividindo suas partes, seja por preguiça  de pesquisar a fundo um determinado tema, seja pela falta de interesse. 


2) Pesquisas em bibliotecas e enciclopédias

Eu sou da época em que os vendedores de enciclopédia vendiam suas coleções de porta em porta porque sabiam que os pais comprariam aquele material para os filhos estudarem.  Tinha uma coleção azul em casa com vários volumes, temas, figuras, mapas e bandeiras. Eu adorava ficar folheando aquilo. Difícil era não achar o que precisava. Tinha quase tudo! Às vezes acontecia sim de não encontrar o que o (a) professor (a) pedia, então eu recorria à biblioteca. Lembro até hoje que a minha mãe tinha uma carteirinha de uma biblioteca chamada "Grêmio Verde" (lá também tinha aulas de jazz e ballet). Era uma delícia entrar ali e poder folhear todos aqueles livros. Eu escolhia o que precisava e a "moça" da recepção tirava xérox. Chegando em casa, era só copiar tudinho... Sem moleza, viu? Hoje em dia o pessoal dá um Cc + Cv e manda imprimir sem nem ler o material de pesquisa.  Eu  tinha um ritual para fazer os meus trabalhos: lia, copiava, desenhava as ilustrações e caprichava na capa. 

3) Desastre em Educação Física

Nunca gostei de fazer Ed. Física e não sabia jogar nada (até hoje não sei). Ninguém me escolhia para jogo algum. Vocês pensam que eu ficava chateada? De jeito nenhum! Eu não queria jogar mesmo! Sempre tirava C nessa matéria e preferia fazer os trabalhos escritos. As únicas coisas que eu gostava eram:  ginástica (alguns exercícios), dança (era raro nas aulas) e da brincadeira "Lencinho branco". "Ninguém vai olhar? Nãoooo! Quem olhar é um bobão, vai levar um beliscão, bem na ponta do dedão do seu irmão que se chama João". Lembram?


4) Cartinhas

Eu era a louca das cartinhas. Recebia e escrevia dezenas delas por semana. Era figurinha para cá, figurinha pra lá, desabafos, declarações eternas de amizade e trechos de poemas. E claro, letra caprichada e desenho feito por mim.  Amigas, professores e meninos que eu gostava recebiam minhas cartinhas lindas de morrer. Eu recebia cartas lindas também. Pena que não tenho mais para mostrar!


5) Paixões platônicas

Eu tinha algumas paixões platônicas que eram intensas. Lembro até hoje de como eu sofri.  Na terceira série, já vaidosa e sempre de batom, queria namorar um menino da quarta série e pedi para a minha tia, que era da mesma sala dele, falar para ele a respeito do que eu sentia. Ele mandou recado, dizendo que eu era muito baixinha para ele. Nossa, aquilo acabou comigo... Chorei horrores, escondida no pátio da escola e depois em casa, dias seguidos, ouvindo música melosa, lembro até hoje. Quanto drama, meu Deus, você deve estar pensando... Mas as paixões da infância são puras e intensas ao mesmo tempo e engana-se quem pensa que criança não sofre por amor. Eu chorava, sentia ciúmes, pensava no menino 24 horas por dia e enchia o saco das minhas amigas com os meus desabafos e  desilusões... Na quinta série, outra paixão. Nessa época eu pedia para as minhas amigas mandarem cartinhas e bombons para ele porque eu não tinha coragem de entregar pessoalmente e me declarar. Cheguei a conversar com ele mas a timidez de ambos só atrapalhou.  Lembro até hoje que eu descobri o telefone dele na lista telefônica, pode isso?  Não me perguntem como, mas por uma informação que eu tinha na época, consegui! E vários outros exemplos poderiam ser dados aqui, mas não vou entrar em detalhes porque passado é passado, né? Hoje sou muito feliz no amor, graças a Deus, mas já sofri muito por isso. Foram degraus de aprendizado e hoje, ao lado do meu esposo, desfruto de uma felicidade inesquecível e merecida. No passado, eu sempre calhava de me apaixonar por rapazes que não queriam nada comigo... e chorava sozinha por isso, escrevia poemas, treinava declarações no espelho. Romântica desde criança.  


6) Comida

Como não lembrar de comida ao relembrar os tempos escolares? O cheirinho da merenda invade a minha casa aqui e agora só de pensar. O que tinha na merenda? Canjica (não gosto muito, mas como), sopa de sardinha (adoro), arroz doce (hummmm),  suco ou leite com toddy + bolachas, salada de frutas, gelatina, sopa de letrinhas, etc... Hoje em dia a merenda é diferente de outrora pois é uma refeição quase completa: arroz, feijão, mistura e salada (para ser completa tinha que ter a sobremesa, né? brincadeirinha...rs). Acontece que os estudantes de hoje não podem reclamar que passam fome nas aulas, né? Muitos não comem por medo das gozações dos coleguinhas (muitos  nem tem dinheiro para comprar nada na cantina, mas pagam de riquinhos e ficam a manhã inteira com fome)

Eu  levava os meus lanchinhos de vez em quando, mas na maioria das vezes comia a merenda mesmo. Eu escutava muita humilhação dos colegas por isso.

- Hahahaha... Olha lá a passa fome na fila da merenda!
- kkkkk... Sua merendeira!
- Não tem comida em casa, não?
- Ana, fica aí nessa fila de pobre que eu vou lá na cantina comprar um misto quente e uma coca! Te vejo na sala.
- Credo, você vai comer essa porcaria?
- Comida de pobre isso aí! Tem coragem?
- Favelada na fila...hahahaha (apontando o dedo para mim)

Eu nem ligava para esses comentários preconceituosos. Meus Deus, o que tem de mais comer a merenda? O fato é que eu odiava pegar a fila da cantina, sem contar os preços abusivos de lanches tão simples. Um misto quente era o olho da cara e você conseguia comprá-lo praticamente no último minuto do intervalo. Perdia-se o intervalo só para ficar naquela maldita fila (que era um empurra empurra dos infernos, isso sim).  Lembro até hoje que alguns professores pediam para os alunos comprarem um misto e uma coca para eles. Pode isso? O bichinho passava o intervalo inteiro na fila da cantina só para comprar um lanche para um professor (eu fui vítima 2 vezes... Aff)


7) Bolsa pesada e "mágica"

Minha mochila era considerada "mágica" pelos colegas porque de lá saia de tudo: guarda-chuva, régua, canetinhas, lápis de cor, tesoura, cola, sulfite, etc... Resultado disso tudo: 1) uma bolsa pesada para ferrar com a minha coluna e 2) colegas que abusavam da minha boa vontade e pediam coisas emprestadas (muitos não devolviam). 

8) Desenhos

Eu era considerada a desenhista da sala. Sempre foi assim desde a pré-escola. Não sou nenhuma especialista,  mas os professores e colegas adoravam os meus desenhos. E também abusavam da minha boa vontade porque na época eu não sabia dizer "Não". E pediam:

-Ana, faz um desenho para mim?
- Quero uma capa de trabalho. Faz aí!
- Desenha o menino que eu gosto nessa cartinha??? Vou mandar a carta para ele hoje! 

9) Decoreba

Meus queridos, se vocês chegaram a vivenciar o ensino dos anos 80/90, com certeza sabem do que eu estou falando. O ensino ainda era tradicional e a decoreba rolava solta. Lembro de decorar questionários gigantes para a prova do dia seguinte. Os professores queriam as respostas decoradas, por isso providenciavam os questionários dias antes. Assim era fácil corrigir, né? Resumindo: eu não lembro dos conteúdos que decorei. Só lembro da tabuada (que fiquei 1 ano inteirinho decorando e meu pai pegando no meu pé por isso). A partir de 1996 as coisas começaram a mudar: professores exigiam respostas mais elaboradas e reflexivas. Tínhamos que entender o que estávamos estudando. Eu adorei isso, pois decorar era uma tortura para mim.

10) Passeios

Eu adorava excursões! Tenho doces recordações de todas elas:   aprendizado, zoeiras no ônibus e entretenimento com as amigas. Infelizmente não tenho fotos de todas as excursões. Lembro que cantávamos no ônibus, zoávamos com o motorista e principalmente com os pedestres. Era cabeça para fora e muita gritaria! Lembram dessa música? "Motorista, se eu fosse como tu, tirava o pé do breque e corria pra chuchu"

Alguns passeios durante toda a fase escolar:

- Zoológico
- Orto Florestal
- Cemucam
- Itu
- Museu do Ipiranga
- Embu das artes
- Sesc
- Planetário
- Peça teatral "Rapunzel"
- Cinema "O triste fim de Policarpo Quaresma"
- Exposição "Monet" no Masp
- etc... etc... etc...




O post de hoje é uma blogagem coletiva do grupo Rotaroots, uma turminha que preza por uma blogosfera mais criativa e autoral.

Espero que tenham gostado e até o próximo post!

14 comentários:

  1. Que amorzinho!
    Essa foto acho que todo mundo tem uma parecida, eu tenho, meus primos, meu irmão. Sério! Linda essa foto!
    Esse Rotaroots é legal mesmo?
    Beiijinhos,
    http://ultimooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sendy! Eu tb adoro essa foto, apesar da minha banguelice...rs! Hoje em dia as fotos escolares são diferentes, uma pena. Adoraria que o meu filho tivesse uma foto nesse estilo no futuro. Também adoro o Rotaroots! Obrigada pela visita. Super beijo

      Excluir
  2. Para mim, a época da escola foram os piores anos da minha vida, por isso não fiz essa lista. Ainda bem que passou! kkk Eu também adorava cartinhas! Ainda tenho alguns papeis de carta da minha antiga coleção. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ane! Eu tive bons e maus momentos escolares. Ah, eu colecionava papéis de carta. Tenho alguns até hoje também. Bjsss

      Excluir
  3. haha sinto falta do colégio tbm! Meu deu nostalgia !
    O que mais sinto falta são os amores platônicos, esses dias topei um cara q gostei e sofri quando estava na quinta série hahaha hilário.

    beijo beijo

    www.miriankardoso.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mirian!! Tb sinto saudades do colégio! Os amores platônicos eram muito inocentes na minha época. Tinha situação hilária Tb. Bjssss

      Excluir
  4. Huahuahua acho que fiz tudo isso. Ahhhh as paixões platônicas acabavam comigo heuhueahuehau sempre fui muito romântica e sempre me fodi na vida por causa disso também. Mas faz parte né? Adorei a sua lista. Muito obrigada por visitar meu blog! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Myrix!! Eu Tb sempre me ferrei por ser romântica... Kkkkk! Fico feliz que tenha gostado da lista. Super beijo!

      Excluir
  5. Nossa que triste isso da merenda "/ crianças as vezes são bem malvadas "/
    Mas de resto me identifico muito com você, eu tenho até hoje as cartinhas da época de escola hahaha mas sobre livros e bibliotecas, eu tinha um programa que era tipo um "wikipedia" da vida, pq na época internet só no sabado e domingo hahaha, que me quebrou um galho enorme hahaha
    super legal post assim de relembrar as coisas.
    Bjjjsss
    http://robotomiablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mia!! Na minha época comer merenda era coisa de pobretão ... Rs! Não existia internet nos anos 80/90 e eu tinha que pesquisar em livros. Só tive acesso a internet em 1999, demorei um pouco. Tb amei relembrar os fatos da escola. Obrigada pela visita. Bjsss

      Excluir
  6. Passeios, cartinhas, desastre em educação física... Tão eu haha Nossa eu comia muita merenda, pois não tinha dinheiro e nem ligava sabe? Na minha escola tava todo mundo no mesmo barco haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, flor! Que legal que vc se identificou com algumas coisas da minha lista. Eu estudei em escola pública nos anos 80/90 e tinha um pessoalzinho que menosprezava a merenda... Rs... Azar deles que ficavam com fome... Eu comia mesmo. Super beijo!

      Excluir
  7. Ao ler esse post me senti de volta aos anos de colégio e bateu uma saudade aqui :\ Me identifiquei com td praticamente, só a educação física que por mais que eu gostasse houve uma época obscura que eu fiquei de recuperação por não ter dançado na festinha do colégio! hahahaha (mas era uma coreografia mto tosca com lanterna e minha dignidade de pré adolescente não permitia!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana! É tão bom relembrar os tempos de colégio, né? Eu adorei fazer esse post! Fiquei curiosa para saber mais detalhes dessa dança exótica da festinha de sua escola...hahaha! bjssss

      Excluir

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...