Confissões de uma alérgica



Um espirro atrás do outro. Olhos coçando e lacrimejantes. Coceira na garganta. Nariz coçando. Às vezes uma tosse chata que te acompanha nas madrugadas frias ou em dias de trabalho. Dor de cabeça. Irritabilidade e cansaço.  E quando o nariz fica totalmente obstruído e a sua única alternativa é respirar pela boca? É tanta coceira e irritação que dá agonia só de pensar. Ficou aflito(a) ao ler essas descrições? Pois é, só quem sofre de rinite alérgica crônica consegue entender o que tudo isso significa.

Desde criança eu tenho essa reação imunológica, quer dizer, essa "praga". Infelizmente, a rinite alérgica não tem cura, mas tem tratamento. Fico péssima no outono e no inverno. Nas outras estações, a situação é menos frequente e menos intensa. 

Fiz uma lista (tentando rir um pouco da minha própria situação) relatando algumas situações vivenciadas por mim em relação aos sintomas da rinite:

1) Um rolo de papel higiênico não basta


Espirrar, espirrar e espirrar. Já cheguei a gastar 1 rolo e meio de papel higiênico em um único dia. Haja papel para tanto atchim...







2) Falsa impressão de choro


-Você está chorando, Ana?
-Não, eu estou em um crise alérgica.






3) Sebos, bibliotecas e brechós


Mal coloco o pé na biblioteca, já começo a espirrar. E em sebos e brechós? Piorou! O pior de tudo é que sou uma pessoa teimosa. Volta e meia continuo entrando em sebos e brechós, fuço mesmo, vou olhando livro por livro, mesmo espirrando feito uma louca varrida com aquela poeira horripilante. No meio daqueles livros todos, sempre tem uma ou mais  relíquias, por isso fuçar  é fundamental (e ter paciência para isso). E como sou a louca dos brechós, eu olho peça por peça mesmo, com toda a paciência do mundo (pode cair o mundo lá fora que eu continuo garimpando) Tenho peças ótimas aqui em casa, compradas em brechós. Infelizmente o lado negativo é entrar em crise alérgica só de tocar nessas peças. 


4) Faxina


Meu dia de faxina é na sexta feira, mas durante a semana vou ajeitando uma coisa aqui, outra ali. O "grosso" mesmo fica para a sexta. Imaginem como eu fico no final desse dia? Descabelada, cansada, e espirrando. Daria para montar um funk, que a propósito detesto, com o seguinte  refrão:

Faxina daqui, espirra dali! Faxina lá, espirra cá! Esfrega, varre, limpa e puxa... sobe, desce, faxineira  em plena  sexta feira, descabelada e enérgica...esse é o funk da desesperada e da alérgica.



5) Dependente de Vick VapoRub (no passado)




Ah, meu passado me condena! Da infância até a adolescência eu era dependente de Vick VapoRub para dormir simplesmente porque minhas narinas ficavam tão obstruídas que eu precisava respirar pela boca. Eu adorava a refrescância do vick, Sinto até saudades do cheirinho. Hoje em dia eu não preciso mais desse produto, pois eu fico só espirrando e o  nariz entope raramente, graças a Deus.




6) Teimosia por perfume


É só eu passar um perfume que logo começo a espirrar. Sou muito teimosa, pois continuo me perfumando... Quando a crise alérgica está muito forte, eu fico um tempo sem usar perfume... mas dali a pouco volto a usar.



7) Tratamentos com vacina


Já fiz tratamentos com vacina, mas são muito caros. Não dei conta de continuar pagando o tratamento, infelizmente. Vieram outros compromissos na minha vida: gravidez, gastos com o bebê, gastos com supermercado, etc... e o tratamento foi para escanteio. Na época até que resolveu, viu? Fiquei um tempo bem melhor das crises, mas depois voltou.


8) Gatos e espirros


Eu sou apaixonada por gatos. Amo de paixão desde sempre! Infelizmente não sei se um dia poderei ter um gato, pois sou super alérgica a eles. Ao contato com os pêlos deles, espirro loucamente, o que é uma pena. Se um dia eu morar em uma casa com quintal grande, vou arriscar... Um dos sonhos da minha vida é ter um ou mais gatos. Aceito sugestões/dicas dos (as) alérgicos (as) que tem gato em casa!





9) Roupas guardadas por muito tempo

Sabe aquele cheiro de roupa guardada por muito tempo? Aquelas que ficam esquecidas em malas ou no fundo guarda-roupa... Pois é, eu não posso com esse cheiro de jeito nenhum... Fico  mal o dia inteiro.

10) Pintura/reformas

Outro problemão: não posso estar em um ambiente em reforma. Fico super mal. Perceberam quanto drama até aqui?  Ser alérgico (a) é um fiasco em algumas situações.


11) Giz de lousa


Sou professora e tenho contato com o giz de lousa diariamente. Ao apagar a lousa, escrever, enfim... aquele pó todo entra direto na minha narina e o resultado vocês já sabem!







12) Vontade de espirrar em uma conversa ao telefone

Nossa, essa é a mais constrangedora. Já aconteceu de estar conversando ao telefone e segurar o espirro... porém tem um momento em que o espirro explode e aí não tem jeito. O negócio é passar vergonha e pedir desculpas depois.


13) Impressão de estar sempre resfriada

Às vezes eu confundo os sintomas da rinite com os do resfriado... E a aparência física também não é diferente: nariz vermelho, fisionomia cansada, espirros constantes, etc. As pessoas vivem perguntando:
- Resfriada de novo, Ana?


14) Crise de espirro em um local inapropriado

Essa é constrangedora no mesmo nível da número 12. Jesus, você está em pleno serviço, executando um tarefa importante e de repente os espirros começam a surgir e não param mais. É horrível.!!! Aconteceu isso comigo em 2013 e eu fui parar no pronto socorro porque simplesmente os espirros não cessavam. No meu caso, crises graves são raras, mas infelizmente acontecem!


Espero que tenham gostado e até o próximo post!


18 comentários:

  1. hahaha adooorei e super me identifiquei. Sou muito alérgica também, e sempre passo por essas situações.

    www.revistadarafa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafaella !!! Horrível ter rinite, né? Quem eh alérgico sofre muito em tempos de crise. Mas ainda bem que ficamos razoavelmente bem no calor. Fiquei feliz em saber que gostou do post. Obrigada pela visita! Bjssss

      Excluir
  2. Eita :( que porcaria. Meu namorado é super alérgico também. Deve ser terrível.
    Espero que desenvolvam métodos mais acessíveis que as vacinas.
    beijinhos,
    May

    www.ensaiodemonomania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, May!! Não eh fácil quando estamos em crise, mas tem época que ficamos bem (no calor) Eu torço para que desenvolvam métodos mais rápidos e acessíveis assim não sofremos tanto. Bjssss

      Excluir
  3. Meu Deus! É uma lista muito grande de sofrimento ein? Tenho certeza q não sobreviveria se passasse por isso, mesmo pq eu adoro o inverno. Mas pelo menos se nada der certo para você, já sabe que pode virar funkeira. hahahaha. beijo

    http://milcaretas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Milca! Sim, é muito sofrimento para uma pessoa só...rs! Eu também amo o inverno e também o outono (minha estação preferida) mas fico super mal. Hahahha, eu como funkeira será desastre total...rs! Super beijo

      Excluir
  4. Noooossa! Resumiu minha vida em um único post! Eu também sou uma pobre vítima da rinite e quando ataca uma crise eu tenho vontade de me trancar no quarto e esperar a morte chegar </3 Tudo que você falou é muito verdade, tem também o ar condicionado, impossível viver com um ligado, mas sempre tive gato e nunca reparei se eles pioravam ou não (acho que não). O único lado bom da rinite é que eu sempre estou dispensada da faxina, mudanças, arrumar o guarda roupa e etc hahahaha. Beijos :*

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana! Então somos duas pobres vítimas da rinite... Tomara que um dia descubram uma cura para isso para nos livrarmos desses sintomas terríveis. Ar condicionado também me deixa mal, esqueci de citar na lista. Que sortuda ser dispensada da faxina...hehehehe Super beijo!

      Excluir
  5. É bem assim mesmo, do cheiro de perfume graças a Deus sou livre... Todo o resto é sofrimento e o pior é quando acham que somos frescas,aff,rsrs!

    Beijinhos!
    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ingrid! Sua sortuda (em relação ao cheiro do perfume)....hehehe! É verdade, tem gente que acha que somos frescas. Mal eles sabem do nosso sofrimento. Super beijo!

      Excluir
  6. Ah nem me fale como ser alérgica é um saco, eu bem sei. Bronquite me acompanha Ç.Ç

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina! Bronquite deve ser horrível, asma também. Ainda bem que ficamos melhores no calor, né? Beijinhos

      Excluir
  7. Meu noivo também tem rinite e é asmático! Sei o quando isso é chato ;/

    Te marquei em uma tag lá no meu blog :)
    http://conexaolunar.blogspot.com.br/2015/03/livro-surpresa-resenha-algum-lugar.html
    Beijos, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ane! Asma deve ser horrível, a meu ver pior que rinite, por conta da respiração/ falta de fôlego. Ainda bem que, seguindo as instruções médicas, dá para controlar. Vou ver os detalhes da sua tag e fazê-la em breve, obrigada por me indicar, flor! Beijos!

      Excluir
  8. Minha nossa! Tô besta! hahahaha
    Sério, crise de espirro e parar no hospital!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Se cuida.
    Bom saber disso, às vezes via a minha prima espirrando, ela é alérgica a muita coisa, e pensava que era frescura hihi :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Léa!! Sim, aconteceu essa vez comigo, um espirro atrás do outro, não dava para fazer mais nada, também pronto socorro só foi dessa vez...rs... ainda bem, né? É raro, mas às vezes acontece das crises ficarem fortes. Obrigada pela visita! Super beijo!!!

      Excluir
  9. Oi Ana!
    Me identifiquei totalmente com esse post! Sou super alérgica a pó, para fazer faxina, só se tomar um antialérgico antes... E já que você falou em gatos, depois de adotar meus dois gatos eu descobri que era alérgica a eles!
    Depois de meses passando mal, sem conseguir respirar, fiz um ano de tratamento com médico alergologista. Depois parei pois os remédios eram a base de cortisona e não queria mais tomar. Hoje estou melhor, de vez em quando ainda tenho crises mas aí resolvo tomando um Allegra D. O que me ajudou aqui foi limpar a casa todo dia (moro em apto pequeno então é fácil) para tirar os pelos do chão, escovo os gatos toda noite e dou banho neles uma vez por mês. Melhorei bastante viu!
    Boa sorte com o seu nariz aí, só quem tem sabe como é sofrível.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora! Quanto mais limpamos nossa casa, melhor para nossos narizes, pois ao eliminarmos a poeira, damos menos espirros. Nossa, remédios a base de cortisona nos deixa super inchadas, eu cheguei a tomar tb por um tempo. Muito obrigada com as dicas em relação aos gatos. Um dia pretendo ter pelo menos 1 gatinho, é meu sonho! Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...