Poema inspirado na música "Let it go" da Demi Lovato - Tema do desenho animado Frozen


Músicas sempre me inspiram: as letras poéticas, melodias que tocam o coração  e clipes que conseguem me atrair de alguma forma.  Eu não sei explicar, mas algum fragmento me faz pensar em uma ou duas palavras, imagens surgem na mente e o texto começa a nascer.  Para escrever o post de hoje, escolhi o tema 46 do grupo 1.000 músicas para escrever sobre (detalhes no final do post) que consiste em escrever um texto inspirado na música Let it go da cantora Demi Lovato. Essa música é muito linda e faz parte da trilha sonora do desenho animado Frozen. Aqui em casa somos apaixonados por esse desenho, principalmente o Igor que vive pedindo: "Mamãe, põe neve? Põe princesa Ana?".  E eu respondo: "Sim, meu filho, a mamãe vai colocar e assistir com você, amor!" E já assistimos mais de 15 vezes. Criança adora repetição.

No desenho Frozen, a rainha Elsa corre em busca de sua liberdade, mergulhada em um desejo desesperado para ser ela mesma: uma rainha que tem poderes e tudo o que ela toca vira gelo. Ninguém a  entende. Parece que ela precisa viver o que ela é sem ser julgada. Então constrói um castelo de gelo e nele decide viver: tão solitária, tão distante, tão gelada... É a sua vida agora! A meu ver, essa história é uma metáfora que nos mostra a importância de nos amarmos como realmente somos: amor próprio e força para lutar pelos nossos sonhos, sem pensar no julgamento alheio. Deixaremos de fazer o que desejamos com medo de sermos ridicularizados? De recebermos duras críticas? Será que realmente temos medo? Às vezes, aquele sonho parece ser tão simples ou insignificante aos olhos dos outros, mas para você é algo tão precioso! Somente você saberá avaliar a importância do seu sonho. Por que desistir dele?  Elsa precisa de um tempo para refletir ... para isso é necessário um momento consigo mesma nesse castelo tão frio... Não é definitivo, é apenas uma comunhão com a sua própria alma: entender-se, reavaliar os desejos, repensar os sonhos... O gelo será quebrado aos poucos e flores surgirão a partir de um florescimento interno que é essencial.

No poema a seguir, elaborado por mim, quis mostrar uma leveza necessária, aquela que precisamos para seguir em frente... Deixe-me ir é um pedido para a própria alma que está acorrentada pelos medos, pelo peso do dia a dia, afinal, estamos sempre correndo e é como se não chegássemos a lugar algum... Então para que correr tanto? Pedir permissão para si mesmo(a) a fim de seguir em frente pode parecer estranho, mas se você parar para pensar, muitas vezes sabotamos os nossos próprios sonhos, dizendo "Ah, não vou conseguir!", "Isso é impossível!", "Talvez isso não seja para mim!". "Será que tenho capacidade para isso?" 

Nem sempre é fácil ser positivo, nem sempre é fácil ser leve... Essa leveza - que acalenta a alma e que abrilhanta os olhos diante das adversidades - é uma joia rara... Quando você captura essa leveza, você se sente mais livre e feliz para correr atrás dos sonhos... Tente tirar o peso, tirar as amarguras, tirar os medos que paralisam... Que a leveza seja parte de ti hoje e sempre! Espero que gostem do meu poema:


Deixe-me ir...

Deixe-me ir, lado de mim que me bloqueia. Peço-te!
Somos o algoz de nós mesmos. Liberte-me!
Não é uma liberdade qualquer...
É o toque do sonho no ombro
É o chacoalhar da vida me surpreendendo

Deixe-me divagar pelos desígnios da leveza...
Senti-la e  navegar em seus oceanos...
Encharcar-me de ar fresco, de água que lava a alma
... deixar as queixas para trás...

Deixe-me fugir dos pensamentos negativos
Afugente todos os fantasmas do medo.
Quebre o gelo... Faça da neve um mundo primaveril!
É o que sussurro para ti enquanto escovo os meus cabelos!

Abra todas as janelas para que o vento cante em meus ouvidos
Uma canção para que  o meu coração dance ao invés de pulsar
E sim, lado de mim mesma, você tem esse poder, 
Então me deixe correr descalça pelas estradas repletas de rosas, 
ser picada pelos espinhos e agraciada com a beleza das pétalas.
Não há vitória sem feridas...
Não existe o encontro com a liberdade sem a dor...
Depois serei revigorada com o perfume de cada rosa que eu pisar.

Ah lado de mim, você sabe, nós sabemos, a fé abrilhanta a alma
Fé que acalma e liberta. A alma em paz é livre e leve!
Ah, vislumbrar um novo percurso e descortinar o que quer que seja.
É só isso o que tem a fazer! E sei que o fará sorrindo...

Desejo escalar todos os morros que me levem à conquista do sonho,
Sem medos - essas amarras que amordaçam a alma.
Deixe-me ir, lado de mim, para buscar aquele sonho que brilha...
Deixe-me subir as montanhas da liberdade:
escalar, escorregar, rolar, cair, levantar, correr,
andar ofegante e poder sentar para apreciar as nuvens que desejam me abraçar
e seguir dançando... volitando rumo ao céu...

Liberdade simples...liberdade que nasce quando o medo falece...
Nascimento sublime  a partir do nosso doce consentimento...
Deixe-me sentir o frescor dos sonhos que ainda vão nascer a partir dessa libertação.


Agora ouçam a linda música da Demi Lovato para o desenho animado Frozen:


-------------




1.000 músicas para escrever sobre é um projeto idealizado pela blogueira Gabrielle Roveda. Ela montou uma lista com (quase) 1.000 músicas para que os escritores tenham uma experiência diferente: buscar inspiração em músicas na hora de escrever seus textos.

Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Essa musica é mesmo linda, adoro ouvir ela e a animação é perfeita. Agora junta tudo isso, com a Demi e esse seu poema, ai sim vira puro amor. Amei amei amei <3
    Parabens!
    b-uscandosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, flor! Essa música eh perfeita mesmo, combina demais com o desenho que eh uma doçura também. Essa música fica mais especial ao saber das superações da cantora, o que ela já passou e agora está bem: um exemplo de vida. Que bom que gostou do poema, fico muitíssimo feliz e agradecida. Super beijo!

      Excluir

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...