[Divagações poéticas] Cartas mentais

O texto abaixo é uma ficção de minha autoria. Espero que gostem!



Ele escreve suas cartas mentais. Já tentou reescrevê-las no papel centenas de vezes, mas as palavras escritas não fluem como as do cérebro em transe.  Seu nome é Devaneio. Seu sobrenome é Indecifrável. Já perdeu as contas dos milhares de fragmentos que deixou cair no chão... Fragmentos de sonhos. Sonhos tão poderosos que o fazem escapar docemente de sua vida cansada. Ah, apenas por instantes... instantes que parecem  eternos... Ele navega maravilhosamente em suas sensações, mas de repente,  sem esperar por isso, os muitos pedaços de medo acordam de seu organismo e se apoderam de cada centelha de seu corpo febril.  Ele tenta perder medo por medo, realizar sonho por sonho, mas a tensão de suas cartas mentais o deixa com a capacidade estourada. Não consegue frear essas partículas absurdas que o paralisam. Um verdadeiro turbilhão que transforma seus sonhos em inércia sem fim. Ah, medo! Como ele deseja expulsá-lo em um só sopro, em um só pensamento... Mas não!  Devaneio Indecifrável não consegue fugir desse sentimento torturante. "Medo absurdo que adormece por horas e  do nada acorda para derrubar os meus sonhos?", indagou o rapaz, olhando-se no espelho e tentando encontrar um sinal em seus olhos vermelhos e tão cansados de lutar e relutar contra algo indecifrável. 

Então esquece os espelhos a sua volta que só servem para torturá-lo ainda mais. É hora de agir! Ainda não é o momento de  encarar a face perdida num reflexo que não entende ... Muitos outros pontos precisam ser resolvidos antes disso  e ele sabe que é possível resolver os próprios problemas, só precisa descobrir como. E esquece o sono que o deixa ainda mais cansado e paralisado... Há dias não consegue dormir de forma decente porque as suas cartas mentais não incorporam no papel bem ali na sua frente, tão branco com linhas negras convidativas ... mas nada de inspiração! Fecha os olhos e comprime o corpo na tentativa de fazer com que os seus sonhos ganhem força, de  tal maneira tão esplêndida que possa fazer estourar milhões de estrelas internas, quentes, coloridas e vibrantes a ponto de exterminar os seus medos. Seria um big bang? Uma transformação poderosa ali, bem no centro de sua sala em desalinho. Copos e pratos sujos no chão, papéis e mais papéis amassados (tentativas fracassadas de escrever a tal carta). "Ah, quem sabe em meio a esses meus devaneios internos eu possa encontrar um sinal?" , pergunta que já fez tantas vezes que a voz agora é sem sentido e  amarrotada em meio aos seus devaneios.

Tentativas inúteis... Devaneio Indecifrável decide parar de pensar nessas cartas que não saem de sua mente. Decide ir até a cozinha para refrescar sua garganta com água gelada... Mata a sede ao mesmo tempo que olha para trás. E leva um susto! Percebe o caos dos cômodos anteriores. Meu Deus! Pela primeira vez ele fica chocado com a  bagunça externa. Nunca antes havia se importado com isso... Estava tão preocupado com os seus pensamentos confusos que pouco se importava com a poluição visual bem ali no seu nariz. E começa a saga da limpeza. Todos os papéis amassados vão parar no lixo e tudo o que está fora do lugar volta ao seu lugar de origem. Ufa! Levou o dia inteiro para organizar o seu espaço! Cansado demais depois daquela maratona toda, adormeceu no sofá... Dormiu por horas e horas... O seu corpo implorava por tal descanso! O medo havia deixado os seus dias cinzas, confusos e paralisantes. 

No dia seguinte, ainda sonolento e fraco por não ter se alimentado no dia anterior, Devaneio Indecifrável acordou de súbito, surpreendido por uma canção fabulosa e absurdamente alta que ele não sabia de onde vinha. Um misto de alegria e ansiedade o dominava naquele momento, sem saber explicar... "O que será isso?" E decidiu abrir a janela. Fazia uma semana que aquela janela estava fechada e empoeirada. Respirou fundo antes disso! Encarar o sol? Ver as nuvens?  Santo Deus, fazia tanto tempo que ele não observava esses pequenos detalhes. E qual não foi a sua surpresa ao abrir a tal janela e se deparar com um sol radiante e um céu magnificamente azul brilhando para ele? Um sorriso espontâneo o surpreendeu! E aquela canção, de onde vinha? Não dava para saber. Talvez da casa de uma vizinha, talvez, pouco importava! Fechou os olhos e sentiu aquela canção, como nunca havia sentido qualquer outra canção em toda a sua existência. Não era uma questão de ouvir, era de sentir... em todos os poros...injeção de coragem em todas as veias...  Era encantadora... Parecia a voz de um anjo com uma harpa divina em pleno céu, isso sim! E a Inspiração veio como um raio em sua mente... Aquela sensação de paz vinda das nuvens o deixou feliz e inspirado. "Papel, papel, preciso de um papel agora!", apressou-se o rapaz para não perder nenhuma linha do que estava começando a nascer em sua mente.  "Agora minhas palavras ganham corpo, até que enfim, meu Deus, que catarse, que benção, que maravilha. Obrigado por enviar a Inspiração para mim!" Então as palavras nasceram... o coração foi aquietando... um sentimento pleno... Big bang de vida e de sensações coloridas e surpreendentes.

E o medo? Vocês estão aí se perguntando, não é mesmo? O medo ficou intimidado com tamanho poder de felicidade e magia interna que simplesmente resolveu adormecer novamente. Se ele vai acordar novamente? Não sabemos! Isso vai depender de como o nosso personagem vai encarar a sua vida daqui para frente: se é o seu lado cinza que vai prevalecer, dando brechas internas para o medo acordar novamente ou será um novo mundo  exploratório de cores, sensações e luz?


(Autoria: Ana Paula dos Santos Borges)




Este post é uma blogagem coletiva do + QP (Mais que palavras), um grupo para nos desafiarmos quanto à escrita, estimulando a nossa criatividade. Cada blogueiro deve criar um texto seguindo o tema do mês de abril: "Medo". O tema do mês passado foi  "Mulher". Veja outras postagens do tema em outros blogs:



Leia o meu outro texto ficcional do projeto:
A mulher escondida


8 comentários:

  1. Que texto lindo, uma reflexão muito boa!
    Gostei muito da tua forma de escrever, parabéns!

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ellem! Feliz demais por ter gostado do texto e do estilo! A inspiração apareceu hoje de manhã e tive que postar ainda hoje. Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir
  2. Simplesmente, amei este texto. Você escreve muito bem, coloca emoção nas palavras e consegue descrever ações de forma perfeita!
    Parabéns!
    beijos
    fiamavsa.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fiama! Fiquei feliz e emocionada com o seu comentário! Muito obrigada! Esse projeto faz a nossa imaginação fluir, por isso estou adorando. Super beijo!

      Excluir
  3. Que texto legal! Usou o tema sem ficar clichê. Gostei muito!
    Amei a ideia do projeto, acho que vou tentar também. Faz muito tempo que não escrevo, seria um bom modo de retornar. :)
    Beijos!
    conexaolunar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ane! Que bom que gostou! Seria ótimo se você participasse do projeto. Eh um tema por mês e você pode escrever do jeito que quiser: conto, crônica, artigo de opinião, poema, carta, etc. Você vai adorar e eu vou querer ler seus textos! Beijos

      Excluir
  4. Como eu disse pra Yasmin, a parte boa de se publicar no +QP nos 45 minutos do segundo tempo, com certeza é ter a oportunidade de ler todos os outros textos. Amo demais!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lady, concordo contigo! Também amo muito ler todos os textos do projeto. As vezes demoro um pouco, mas vale super a pena porque os textos são muito bons. Bjsss

      Excluir

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...