[DICAS] 30 ideias do que fazer em casa (offline sem internet)


Em dias de pandemia, estamos vivenciando o medo, a reflexão, o isolamento e muitas dúvidas quanto a nós mesmos e sobre o futuro do mundo. Paramos para pensar nas vidas que se esvaíram, nos empregos que estão em cheque, na nova dinâmica das  relações humanas, no novo padrão econômico do mundo e nos sentimentos diversos que experimentamos  (sentimentos que nasceram e sentimentos velhos que ressuscitaram em nós). O fato é que, isolados em casa, ficamos entediados e desesperados. O que fazer? Hoje eu trouxe uma lista de ideias para fazer durante essa quarentena, porém sem estar online e bem longe de aparelhos tecnológicos, pois a intenção deste post é mostrar que para ser feliz não precisa necessariamente estar conectado à internet. Postarei a parte II em breve contendo dicas online, ok? Mas agora vamos conferir o que fazer quando não temos um celular ou um notebook por perto. 

1)  Invente sua coreografia


Dançar faz bem para o corpo e para a alma, afasta a tristeza e ainda ajuda a manter o corpo saudável, então coloque um cd, uma playlist ou ligue o rádio em sua estação favorita e movimente-se livremente, sem pensar muito em passos prontos, apenas sentindo aquele momento. Se quiser pode até fechar os olhos. O resultado será uma coreografia autoral, só sua e inesquecível. 

2) Conecte-se com Deus


Ore ou medite, aproveite esses momentos em casa para refletir sobre a Palavra de Deus. Leia a bíblia, faça anotações enquanto lê, releia  o que não entendeu. Outra dica seria fazer um culto particular em casa para Deus, apenas com os integrantes da sua família.


3) Tome banhos diferentes

Que tal tomar seus banhos inovando? Você pode experimentar: 

1)  um banho no escuro, 2) um banho com trilha sonora, 3) um banho frio, 4) um banho quente, 5) um banho morno, 6) brincar de fazer bolhas de sabão enquanto toma banho, 7) cantar no banho, 8) dançar no banho, 9) sentar no chão e deixar a água escorrer pelo corpo enquanto você pensa sobre a vida, 10) leve a família toda para o banho (todos usando maiô e sunga) e brinquem por lá (contar história, montar peças que possam ser molhadas, levar aquelas nerfs que soltam água, etc)

4) Escreva cartas ou bilhetes

Que tal mostrar os seus sentimentos para alguém especial? Envie cartas pelo correio ou escreva bilhetinhos carinhosos para espalhar nos cômodos da casa. O importante é abrir o seu coração. 


5) Explore o seu lado artístico

Existem várias maneiras de explorar o seu potencial criativo, mesmo que você nao seja expert em desenho. Imprima desenhos e pinte, desenhe algo que vier em sua mente, desenhe algo copiando de algum lugar (tendo um modelo/exemplo como base) ou pinte um quadro. 


6) Cozinhe algo diferente


Cozinhar pode ser uma terapia. Teste as receitas que estão nos rótulos dos produtos em sua despensa ou folheie seus livros e cadernos de receita à procura de  algo diferente e interessante, depois é só partir para a aventura na cozinha. Não se esqueça de fotografar a receita pronta.


7) Ouça as histórias de seus filhos, companheiro (a), pais ou irmãos

Ouvir as histórias de seus familiares com atenção e amor é uma forma de conexão maravilhosa.

8) Faça algum exercício físico

Nesses dias de quarentena, é preciso tomar cuidado para não perder o controle na alimentação, ainda mais agora que não é indicado frequentar academias e correr pelas ruas. Uma boa dica é não favorecer o sedentarismo, por isso faça atividades simples dentro de casa mesmo.  Caso você não goste muito de praticar atividades físicas, você pode fazer alguma ginástica, alongamento ou dança. Exercite-se pulando corda, subindo e descendo escadas, etc.

9) Organize seus armários (da cozinha e do quarto)

Aproveite para:

1) Verificar a despensa da cozinha, olhando data de validade dos produtos ou separando itens para receitas.
2) Mexer no seu guarda-roupa, verificando as peças que não são usadas (para doação, vendas ou conserto). 

10) Faça uma bucket list (coisas para fazer antes de partir)


Que tal fazer uma bucket list? Se não sabe o que é, clique neste link AQUI e veja a minha lista de coisas para fazer antes de partir.

11) Costure roupas rasgadas e/ou conserte as que podem ser transformadas

Não é bom guardar peças rasgadas ou sem botões. Separe todos os itens que precisam de conserto e mãos a obra. Só pegar uma agulha e algumas linhas para recuperar o que ainda dá para usar.

12) Faça uma limpeza em sua bolsa ou mochila

De tempos em tempos é necessário fazer aquela super faxina dentro de nossas bolsas ou mochilas para tirar itens desnecessários e deixar tudo organizado por lá.

13) Leia um livro

Você deve ter livros esquecidos na estante ou gavetas. Aproveite esses dias para ler muito.

14) Aprenda algo novo (idioma, habilidade, etc)

Você tem vontade de aprender algo novo? Um idioma? Uma habilidade nova? Ou aprimorar uma habilidade que você já tem? Não deixe para depois. Comprometa-se com o seu aprendizado!


15) Assista algo que não esteja online 


O ideal seria evitar assistir TV, pois essas dicas se tratam de atividades offline (em breve as dicas online, ok?), nada de netflix ou youtube por enquanto, mas se você tiver algum DVD interessante guardado e queira rever ou atém mesmo assistir pela primeira vez (você comprou e nunca assistiu), aproveite essa oportunidade. Na TV aberta, se passar algo que desperte a sua atenção, assista. 

16) Organize álbuns de fotos 


Que delícia organizar álbuns de fotos! Memórias vêm à tona, sentimentos doces aquecem o coração, inspirações podem vir...  Monte álbuns por categoria, imprima as fotos com o papel fotográfico caso sua impressora seja adequada, ou então mande imprimir em algum lugar. Se souber as técnicas de scrapbook, aventure-se. Se não souber, apenas organize do seu jeito. 


17) Organize um caderno ou pasta com muitas receitas

Se você tem vários recortes de receitas que juntou de diversos rótulos, agora é o momento de organizar tudo.




18) Brinque de ser escritor



Aventure-se na arte da escrita. Que tal uma crônica? Um conto? Uma história em quadrinhos? Um história infantil? Um poema? 


19) Brinque de ser fotógrafo


Agora chegou o momento de brincar de ser fotógrafo, mas nada de tirar selfies. Improvise um tripé e programe a câmera. Crie cenários em casa, arrume-se, pense em temas. Solte a imaginação e registre tudo.

20)  Experimente looks do seu guarda-roupa



Faz de conta que você está em uma loja de roupas e precisa experimentar as peças antes de comprar. Do seu guarda-roupa, quais peças você não compraria? Quais compraria? Tente imaginar essas situações para ver se as suas peças ainda são interessantes para você.



21) Cuide de quem voce ama (família e animaizinhos de estimação)

Aqui vale chamego, massagens, beijinhos, bilhetes, docinhos, cafuné e o que mais o seu coração pedir.

22) Faça um suco ou sopa detox

Desintoxique seu corpo. Veja alguma receita de sopa ou suco detox

23) Ouça músicas

Ouvir músicas é uma da atividades mais incríveis que existem no mundo. Você pode fazer isso de várias maneiras. Seguem algumas ideias no vídeo abaixo:





24) Reveja lembranças da sua vida (fotos, cartas antigas, provas desenhos de infância, etc)

Recordar é viver. Parece clichê, mas na prática não é. Realmente faz diferença relembrar fotos, desenhos antigos de infância, coleções antigas, etc.

25) Organize seus acessórios ou coleções

Se você coleciona algo, que tal remexer em seus itens a fim de organizar tudo? 


26) Mude a decoração de sua casa sem gastar

Mudar os móveis de lugar, fazer pequenas mudanças na decoração de todos os cômodos de sua casa sem gastar nada fará bem ao seu cérebro e trará abertura para o novo em sua vida.(claro que se você puder gastar, melhor ainda... mas se estiver com problemas financeiros, use a criatividade com o que tem em casa) 

27) Brinque ou jogue algo que lembre a sua infância

Que tal brincar ou jogar algo que lembrará os tempos antigos? Além da sensação gostosa de nostalgia, trará leveza para sua vida

28) Fazer uma barraca na sala ou cozinha

Leve o colchão de seu quarto para a sala ou cozinha. Faça disso algo divertido, ainda mais se tiver crianças (elas adoram isso)

29) Finalizar coisas ou projetos pendentes 

Verifique aí na sua casa se você começou algo e não terminou. Se ainda tiver energia para finalizar, é uma boa oportunidade agora. Muitos tem iniciativa, mas não tem "acabativa".

30) Seja um(a) poeta por um dia

Inspire-se em um (a) poeta, leia os poemas dele(a) e tente criar  o seu. Que a inspiração venha como um raio para ti! Bora encantar vidas! 💕


Espero que tenham gostado das dicas. Até o próximo post! ❤



0 comentários:

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...