[2] Diário de emagrecimento - Dieta Dukan em 2014



Vamos para o nosso segundo episódio da série "Diário de emagrecimento".  No post anterior, contei um pouco sobre a minha relação com a balança (por coincidência sou libriana) e hoje vou relatar a minha experiência com a dieta Dukan em 2014. Hoje não darei detalhes sobre como funciona a dieta (fica para o próximo episódio, senão vai virar um jornal e não um post, pois a dieta tem 4 fases) Por que essa dieta e não outra? Simplesmente porque odeio passar fome, isso definitivamente não é para mim! E na Dukan você come à vontade, mas somente o que está na lista de alimentos permitidos, respeitando cada fase.  Outro detalhe: os alimentos são fáceis de encontrar, o que me animou consideravelmente (odeio aquelas dietas difíceis, cheias de detalhes... por isso sempre prefiro praticidade)

Quando eu estava com 67 kgs, sinceramente eu não estava muito incomodada com o meu peso, de modo que ia adiando a dieta e continuava feliz da vida comendo os meus "chocolatezinhos" etc etc... Mas de abril a junho de 2014 a balança começou a subir e foi parar nos 70  kgs (ou um pouco mais do que isso). Então comecei a reparar na silhueta, calças que não estavam mais entrando, o rosto foi ficando mais cheio, o sedentarismo foi ficando mais evidente do que era antes... Eu estava cada vez mais ofegante ao subir uma ladeira! Não me sentia de modo algum feia, mas me sentia incomodada em perder roupas, estar pesada e pouco disposta. E o que mais me motivou a fazer a dieta foi ter experimentado vestidos de festa e simplesmente me decepcionar no provador (fui madrinha de casamento do meu cunhado em maio) Confesso que fui atrás do vestido de última hora mesmo, devido ao corre corre rotineiro. (Não façam isso!!! Se eu tivesse ido com antecedência teria economizado... custou o olho da cara e eu tive que parcelar no cartão) Gostei muito do vestido que levei, mas eu poderia estar com cintura para usar um  vestido  acinturado, mas tudo bem, o importante é ter achado um cor de vinho (que eu queria) e chique e o resultado final ficou bom! 


Meu esposo  e eu no dia do casamento do meu cunhado. Reparem no meu rosto mais cheinho!

               

               


Então fui atrás de uma dieta.  Já tinha ouvido falar da dieta Dukan em alguns sites. Até a princesa Kate Middleton aderiu a Dukan e conseguiu perder alguns quilos em pouco tempo antes de seu casamento, não engordou mais e chamou muita atenção da mídia. 

Comprei o tal livro sobre essa dieta,  li em 3 dias e resolvi arriscar. O nome do livro  é Eu não consigo emagrecer, do Dr. Pierre Dukan, um médico francês. Por ter sido idealizada por um médico, a dieta, a meu ver, tem mais credibilidade, pois é fundamentada e não um achismo como algumas que já vi pela net a fora. Há controvérsias: alguns especialistas torcem o nariz para a Dukan, outros apoiam. 

Fiz a dieta em um mês apenas, durante as minhas férias. Claro que eu deveria ter continuado a dieta e era para eu estar fazendo até hoje,  mas na minha correria do dia a dia, vida de professora/mãe/dona de casa/mulher/etc/etc/etc, consegui fazer apenas até a metade da segunda fase. Cometi alguns deslizes (fugindo um pouco da dieta quando tinha festas para eu ir) mas nada que prejudicasse os resultados. Aqui em casa eu fazia tudo certinho. As tentações maiores estão em festas ou quando você visita algum amigo ou parente. Se você conseguir ser firme até o final, parabéns! 


No primeiro dia senti tontura e dor de cabeça por causa da falta de carboidrato, mas nos outros dias me senti bem, então continuei. Se a pessoa passa mal não deve insistir, pois cada organismo reage de um jeito. É imprescindível comprar o livro para ler as informações sobre o processo químico da dieta e saber todos os detalhes. Não podemos enfiar as caras numa dieta sem saber como ela funciona no nosso corpo. É arriscado demais! 

Na época eu estava com a balança quebrada (e ainda estou), então minha referência foi uma fita métrica. Media a cada 3 dias em relação à circunferência da cintura e também algumas roupas que não serviam mais eu experimentei semanas depois para ver como estavam. Gente, não adianta ficar neurótica(o) e querer se pesar a todo momento. Ansiedade nesse momento só vai atrapalhar, vai por mim! Os primeiros resultados você nota pelo rosto que começa a afinar e pela silhueta mesmo, durante as nossas visitinhas básicas ao espelho. Caso não emagreça nada, precisa reler o livro para ver se está fazendo algo errado.

Eu anotava tudo o que comia, com horários, tudo certinho, em um caderno que separei para esse fim. Assim ficava  mais fácil de não fugir do compromisso que eu havia firmado comigo mesma. Além da dieta, eu fiz exercícios. Na época eu estava sem tempo e sem dindin para pagar uma academia, então eu resolvi descer e subir escadas (daqui do prédio mesmo). Moro no décimo segundo andar. No total são 193 degraus. Ufa! Chegava morrendo aqui, com o coração aos pulos! Mas valeu muito a pena porque acelerou o metabolismo e eu fiquei mais animada na época,  com mais fôlego para o dia a dia. Pretendo voltar  a me exercitar desta mesma forma, pois dieta sem exercício não traz tantos resultados favoráveis. O próprio Dukan incentiva o leitor a praticar no mínimo uma caminhada de 30 minutos. 

Quantos quilos eu consegui perder com a Dukan? Valeu a pena? Perguntas que não querem calar! Perdi mais de 6 quilos, pois eu estava com 70 e em agosto do ano passado eu consegui chegar aos 63 kgs. Agora estou com 64,3,  então engordei um pouco mais de 1 quilo.  Sim, valeu muito a pena! Isso porque eu fiz a dieta por apenas 1 mês. Imagine se eu tivesse feito até o final? Já teria chegado ao meu objetivo no ano passado mesmo.

Mas não é porque eu fiz e deu certo que qualquer pessoa pode fazer a dieta. Se a sua saúde estiver ok, eu aconselho que faça (isso se você se identificar com as características da Dukan, senão veja outra dieta que seja saudável e que combine com você)  Se você tiver algum problema de saúde, não faça dieta nenhuma sem antes se consultar com um médico. Isso é sério!

Atualmente, resolvi emagrecer no meu tempo, sem stress, pois o importante é emagrecer de maneira saudável e cautelosa. Sou feliz do jeito que sou, mas com certeza serei mais feliz ainda com mais pique, né? 

No próximo episódio ja terei iniciado a Dukan novamente e explicarei  as quatro fases, passo a passo para vocês. Ah, e é claro que relatarei os meus primeiros dias nessa segunda tentativa para que vocês possam me acompanhar. Não percam!!

2 comentários:

  1. Você estava linda de qualquer jeito, mas se esta se sentindo bem agora é o que importa. o que importa é se sentir bem.

    http://gabsgiorgette.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Gabriella! Agora eu me sinto melhor e mais leve. Ainda preciso perder mais para acabar com o sedentarismo... bjssss

      Excluir

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...