5 on 5 - Projeto fotográfico "Padrões"

Olá, anjos, tudo bem? Hoje é dia de postar as fotos do projeto 5 on 5 (5 blogueiras postam 5 fotos todo dia 5). O tema desse mês poderia ser "Padrões ou "Simetria, ficando a critério de cada participante do projeto. Eu escolhi padrões porque já tinha algumas fotos prontas, tiradas por mim, aqui no micro.

Primeiramente, o que é um padrão?  1)   Um modelo a  ser seguido  ou 2) Regras de execução de um  item/produto/local/comportamento, etc.  Por todos os lados encontramos padrões, alguns mais óbvios, outros nem tanto. Comece a reparar nos objetos de sua casa ou na arquitetura do seu bairro e perceberá alguns detalhes padronizados.

Vamos conferir as minhas fotos? Espero que gostem!

1) Brinquedos infantis  (padrão de objetos e cores)


Vocês já repararam em certos brinquedos infantis? A maioria segue um padrão de cores, texturas e até montagem. A piscina de bolinhas, por exemplo, nunca muda: temos sempre as bolinhas coloridas e um cercado para a criança ficar a vontade e em segurança.



2) De traço artístico

Muro de escola

A arte é isso: criação única sem se preocupar em seguir regras. E que tal seguir a sua própria regra?  Cada artista cria os seus próprios padrões, seja de traços, seja de temas escolhidos. A capacidade de extravasar emoções, usar a imaginação e  ir além são maravilhas que a arte pode trazer para nós. A imagem acima é um desenho feito em um muro de escola. Percebam a existência de  traços padronizados para compor a pintura do desenho. Achei incrível essa ideia, pois o autor produziu um efeito diferente, dinâmico e criativo.



3) Paisagismo

Foto tirada em Chicago (não me recordo onde exatamente, talvez dentro de um museu ou shopping)


Nessa arquitetura paisagista, percebemos a existência de um padrão nos círculos em que as plantas estão, de maneira bastante harmônica, artística e bela. Se repararem em outras obras paisagísticas, poderão perceber um padrão próprio que cada paisagista coloca em sua arte. É como se o artista escolhesse as próprias regras para aquela determinada obra, padronizando os  tipos de plantas e/ou flores,   altura, cores e texturas dos objetos; já em outras obras, o artista decide simplesmente não colocar regras, deixando a obra assimétrica  (ou com um aspecto mais "desordenado", digamos assim).  Gosto é gosto e há quem prefira artes que à primeira vista desnorteiam um pouco. Eu, particularmente, aprecio obras tanto simétricas quanto assimétricas, depende muito do efeito estético que me provoca.


4) Arquitetura oriental

Templo Zulai/Cotia

Podem reparar na arquitetura oriental para perceberem uma arte padronizada, facilmente reconhecida por todos à primeira vista. Eu simplesmente amo a arquitetura oriental!

5) Vitrais  de igreja

Catedral da Sé-SP
 Eu amo vitrais de igreja.  Na Catedral da Sé, em São Paulo, por exemplo, notamos um padrão de cores, desenhos e formato. Belíssimo!





Conheça as outras participantes do projeto:

Bruna - Divergências vitais
Eloísa - Pontos de desencontros
Isabela - 12 sonhos

Até o próximo post!

4 comentários:

  1. Anaaaa, que demais as suas fotos! Adorei as ideias *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eloisa! Adorei saber que vc gostou das minhas fotos. Gostei muito do tema, então as idéias foram surgindo. Beijos

      Excluir
  2. Adorei as suas fotos Ana! Ache incrível aquele muro e a foto do paisagismo, ficou muito legal! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia! Obrigada, flor! Que bom que gostou das fotos! O muro ficou lindo, né? Vontade de desenhar igual...hehehhehehe... A foto do paisagismo também é de muito bom gosto. bjssss

      Excluir

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...