5 coisas que mais me irritam na blogosfera atual


Olá, queridos anjos, tudo bem? O post de hoje é uma lista de coisas que me irritam na blogosfera atual. É claro que na blogosfera antiga alguns desses itens que citarei a seguir também existiam, porém em menor proporção. A sobrecarga de informações, muitas vezes, ao invés de nos ajudar, traz confusão/desorganização, por isso é imprescindível  filtrar o que vemos na internet para que a nossa navegação seja a mais proveitosa possível. Vamos conferir a minha  lista?

1) Necessidade de ter muitos seguidores (e o desespero de querer ser famoso)

Não tem nada mais irritante do que gente mendigando seguidores. É o famoso "Me segue que eu te sigo de volta". Isso nada mais é do que querer ser famoso o mais rápido possível.  Mas como assim, gente? O legal é ter seguidores de modo espontâneo, sem forçar a barra, sem pressa, apenas pelo prazer de ter  o seu trabalho reconhecido, escrever ou gravar vídeos primeiramente por prazer e não por fama, pois o seu público sente a sua vibração sincera e o retorno vem como consequência, daqui a um mês ou dez anos, pouco  importa se vai demorar ou não. Você quer números para quê?  Para iludir a si mesmo e "acreditar" que o seu blog é grande, sendo que os seus seguidores são praticamente fantasmas? Se eles te seguem apenas porque você pediu um "segue que eu te sigo de volta", acredita mesmo que eles acompanharão o seu trabalho? Saiba que o feedback espontâneo  dos leitores é a parte mais importante e prazerosa de se ter um blog ou canal, pois é a partir dele que melhoramos o nosso espaço virtual.

No Instagram, várias pessoas me adicionam com a intenção de receber mais um seguidor. Nem sempre eu sigo de volta, afinal, não são todos os perfis que me agradam. O que acontece dois dias depois? Um seguidor a menos para mim. E se eu adiciono a pessoa, simplesmente acontece o mesmo: a pessoa me exclui. Um verdadeiro absurdo, a meu ver, ser tratada como um número e não como uma pessoa.  Então o sujeito  não me adicionou porque gostou do meu perfil e sim para aumentar o número de seus seguidores. Que falta de respeito essa estratégia! O pior é que essa malandragem  acaba funcionando, pois muitos conseguem seguidores assim (alguns nem percebem que foram deletados).

Poucos serão famosos, essa é a verdade! Se você quer ter um blog ou canal apenas para ser famoso, esqueça! A fama é consequência de um bom trabalho e demora muito ( isso se surgir)  A fama não é para todos! Trabalhe muito, seja criativo, conquiste seu público, lute incansavelmente, depois queira ser famoso(a)! (e se a fama não vier, não fique frustrado) A minha pretensão com o blog não é ser famosa, mas sim usar a minha escrita como válvula de escape, desestressar, exercitar a minha criatividade (sinto prazer em produzir conteúdos)  e ser feliz escrevendo... Se o sucesso vier, será bem vindo, se não vier, já sou feliz com o blog.


2) Falta de espontaneidade e personalidade  (seguindo modelos prontos)

Hoje em dia é raridade encontrar blogs espontâneos, aqueles que não seguem modelos prontos e são originais. Há uma enxurrada de blogs "parecidos" com aquela pauta pronta e enjoativa. Claro que existem blogs bons que, de certa maneira, seguem modelos, mas digamos que isso esteja repetitivo demais. Sigo poucos blogs assim e confesso que até esses estão me deixando cansada, o que me faz migrar para blogs mais  pessoais e reflexivos, algo que me agrada bastante.

Cadê a personalidade, minha gente? Até layouts parecidos encontramos por aí... As pessoas se desesperam tanto na ânsia de ter um blog que não pensam em quem está do outro lado: o leitor. Apresentar um conteúdo original (ou pelo menos já explorado, mas que tenha o toque/a sensibilidade/a personalidade  do blogueiro)  é algo que os leitores mais desejam e estão carentes.

Não estou dizendo que nunca se deve aproveitar uma pauta pronta, mas faça isso de um jeito especial, inserindo a sua personalidade, de preferência que seja de maneira criativa. Caso use um projeto ou tema criado por alguém, dê os créditos (ou peça autorização para o criador). Eu, por exemplo, tenho muita vontade de montar posts de look do dia e resenhas de alguns produtos que eu uso e aprovo, embora eu saiba que isso já virou um grande clichê na internet, então não vou exagerar na dose e será de vez em quando, de um jeito mais pessoal.


3) Plágio

É desagradável encontrar pela net a fora, um trabalho elaborado por você sendo usado por terceiros. O que leva um ser humano a querer se dar bem "roubando" a ideia alheia? Falta de capacidade? Falta de caráter? Apatia? Preguiça intelectual? Isso me irrita profundamente.

É claro que eu não sou contra alguém se inspirar em um trabalho interessante, mas dê os créditos, por favor! Crie, não copie!

4) Informações distorcidas/erradas/incompletas

Fico extremamente irritada quando me deparo com blogs que propagam informações erradas, incompletas ou distorcidas simplesmente porque o blogueiro não se preparou para elaborar o post. Muitos querem postar todos os dias e conseguem produzir um bom conteúdo, outros simplesmente não dão conta e jogam qualquer coisa na internet. Você quer credibilidade para o seu blog?  Então  pesquise antes de criar um artigo, busque informações em vários sites, revistas, livros ou qualquer outra fonte para criar um conteúdo decente, completo e significativo. Mesmo que você demore para preparar aquele artigo que tanto deseja, faça de modo sério e correto para que seus leitores aprendam de verdade.
5) Haters

Pessoas mal amadas espalhando o ódio pela net: esses são os haters. Um simples comentário dessas pragas faz com que você fique triste o dia inteiro. Muitos blogueiros já aprenderam a ignorá-los, mas quem está começando ainda se chateia com isso. É só você bisbilhotar os comentários dos grandes blogueiros e ficará chocado com tanta ofensa, inveja e falta de respeito para com o trabalho deles. Poxa, se fulano não gosta do blogueiro famoso cicrano, por que perde o tempo entrando no blog e comentando? É só visitar outros blogs, ora bolas, ninguém é obrigado a acompanhar o trabalho de ninguém... Mas sabemos que o fulaninho quer causar e ofender, por isso entra no tal blog e faz questão de xingar o famoso. "Você está horrível com esse look", "Que voz de pato você tem", "Vai se _ _ _ _ _", etc... Já viram comentários desse nível por aí? Eu já vi e fiquei horrorizada. O pior é que essas pessoas permanecem no anonimato. Covardia? Qual é a verdadeira intenção dos xingamentos? Sinceramente não dá para entender...


----------


Acompanhe minhas redes sociais:


Este post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo Rotaroots, uma turma linda  que se reúne em nome de uma blogosfera por amor, sem regras, criativa e mais autoral.

2 comentários:

  1. Eu concordo bastante com essa sua lista. Já vi um pouco de cada por aí.
    Quando criei meu blog, fiz isso pra postar coisas que eu considero interessantes ou que façam parte dos meus projetos. Coisas com o meu toque e as minhas opiniões/impressões sobre algo. Acho que falta muito desse toque pessoal nos blogs que vejo por aí, e essa é uma coisa que gosto muito.
    Acho de extrema importância se informar a respeito do assunto que pretende postar pra poder fazer um artigo bacana. Uma vez pesquisei sobre várias coisas pra fazer um artigo. Queria postar logo, mas precisava me aprofundar em algumas questões. Quando finalmente achei que estava pronto, tive um problema no backup e perdi :(. Mas o ponto é exatamente esse: ter o compromisso e a disposição de fazer algo bacana e verdadeiro, tanto pra si quanto pra quem está lendo o que você escreve.

    http://baudecanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jhonny! Na net estão faltando blogs mais pessoais e interessantes, parece que alguns blogueiros não estão muito preocupados em assegurar a veracidade das informações postadas, pois estão mais preocupados com parcerias e fama. Que pena que você perdeu o artigo, isso já aconteceu comigo com trabalho de faculdade e fiquei arrasada. Concordo quando vc diz que temos que fazer algo bacana e verdadeiro tanto para si mesmo quanto para os leitores (primeiramente temos que sentir prazer escrevendo, aí as coisas fluem, quem está lendo percebe) Beijos

      Excluir

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...