[3] Diário de emagrecimento - Novamente na dieta Dukan + resumo das 4 fases



Olá, meus anjos, tudo bem? O post de hoje é o terceiro episódio do meu diário de emagrecimento. Hoje vou resumir as 4 fases da dieta Dukan e em seguida fazer um breve relatório de como está sendo fazer essa dieta novamente (comecei no dia 21/01)

Se puderem, leiam a introdução do doutor Pierre Dukan diretamente do livro "Eu não consigo emagrecer", pois lá ele explica sobre carboidratos, lipídios e proteínas, bem como o processo químico  da dieta no seu organismo e o porquê do emagrecimento e mais detalhes imprescindíveis para o sucesso desse projeto e a manutenção do peso. Aqui nos posts eu não conseguirei explicar todos os detalhes, apenas os resumos, ok?

No livro, o doutor recomenda exercícios físicos em todas as fases, nem que seja meia hora de caminhada todos os dias ou subir e descer escadas. Outro detalhe essencial e obrigatório para garantir a sua saúde durante a dieta é beber de 1,5 a 2 litros de água diariamente para que os seus rins não fiquem sobrecarregados com o excesso de proteínas. 

Gosto essa dieta porque você não passa fome, podendo comer a vontade dentro do grupo de alimentos permitidos. Não é demais? Sem a barriga roncando dá para ser firme e prosseguir, apesar das dificuldades.

Então vamos ao resumo:

Primeira fase - Fase de ataque 

Você deve fazer essa fase em até sete dias no máximo (entre no site www.dietadukan.com.br e faça uma prévia para saber quantos dias deverá fazer, no meu caso eu fiz 3 dias da fase de ataque). Se você estiver muito acima do peso, faça 7 dias da primeira fase. Caso queira perder alguns quilinhos apenas, faça 2 ou 3 dias. Você deverá comer apenas proteínas  e laticínios magros. Nada de gordura e nada de carboidratos.  Beba de 1,5 a 2 litros de água todos os dias. Diariamente você deverá consumir 1 colher e meia de farelo de aveia para que o seu intestino não fique preso. O que comer e beber? 


- Todas as carnes magras (exceto a costela)
- As aves (exceto pato e ganso).
- Todos os peixes, sem exceção.
- Frutos do mar, sem  exceção
- Laticínios 0% gordura.
- Iogurte desnatado, natural, 0% gordura.
- Iogurte frutado, desde que seja 0% açúcar e 0% gordura 
- Ovos (no máximo 2 gemas por dia, quanto às claras você pode comer sem restrição)
- Gelatina zero açúcar
- Chás com adoçantes 
- Refrigerante zero açucar (não exagere nos refrigerantes)
- Café com adoçante
- Chiclete trident 
- Suco clight 
- Queijo branco (Queijo Minas, frescal, de preferência light)
- Cheiro verde, cebola, limão e  alho para dar sabor às carnes (nunca coloque gordura para fritar as carnes, apenas cozinhe, asse ou faça grelhados sem nenhum tipo de gordura)


Segunda fase - Fase Cruzeiro 


Todas as proteínas acima citadas você continuará comendo, mas acrescentará legumes e verduras à vontade, com exceção da batata e da mandioca por serem muito ricas em carboidratos. As refeições  seguem alternadamente da seguinte maneira: 1 dia de proteinas puras (PP) e 1 dia de proteinas e legumes (PL).  Caso queira acelerar o  emagrecimento, você poderá optar por fazer 2 dias de proteína pura + 1 dia de proteínas com legumes e assim você  vai alternando até atingir o seu peso ideal. Essa fase acaba quando você perceber que está com o peso que idealizou.  Nunca faça 1 dia só de legumes, pois na dieta Dukan isso não existe. Tem que comer as proteínas também!


Terceira fase - Fase da Consolidação 

Ao final da fase de Cruzeiro, que termina na obtenção do peso que você estipulou como ideal para você, começa a fase de Consolidação do peso perdido. Por quê?  Se você não fizer pode voltar a engordar em poucos meses. É uma maneira de dizer ao seu organismo que você está reeducando os seus hábitos e também uma forma de não cair em tentação. Já imaginou sair da segunda fase com aquele apetite insaciável desejando comer tudo o que você não comeu durante a dieta? Calmaaaa! Você vai poder comer de tudo já nesta fase da consolidação, porém de forma moderada e em etapas. 
Até quando farei a terceira fase? Calcula-se 10 dias por peso perdido. Por ex.: 10kg  =  100 dias, 7kg  =  70 dias, e assim por diante.
Nesta fase você terá direito a introduzir carboidratos e lipídeos na sua alimentação (Obaaa!!!) mas de maneira controlada, apenas duas frutas ao dia, duas  fatias de pão integral por dia, 40g de queijo por dia, duas porções de feculentos por semana: arroz integral, feijão, lentilha, etc, duas refeições de gala por semana (1 entrada, 1 prato principal, 1 sobremesa, 1 copo de vinho, cerveja, ou outra bebida alcóolica de sua preferência), a quantidade de farelo de aveia por dia aumentará na terceira fase: de 1 colher e meia vai para 2 colheres e meia. 
Não se esqueça de fazer exercícios físicos.  No mínimo 30 minutos de caminhada por dia, mas se puder e quiser, faça academia ou qualquer outro tipo de atividade que você goste e que o seu médico autorize. 
Quarta Fase: Estabilização 

Fim da dieta no que diz respeito às restrições alimentares.  Mas três regras devem ser seguidas pelo resto da sua vida (se não quiser engordar novamente):
- Quinta feira proteíca pelo resto de sua vida. Como funciona? Será 1 dia de proteína pura por semana (o doutor Dukan recomenda a quinta feira, mas se não puder faça em outro dia) Nos outros dias da semana você poderá comer o que desejar, lembrando que se  voltar a comer de forma compulsiva como antes você voltará a engordar mesmo praticando a quinta feira proteíca. 
- 3 colheres de sopa de farelo de aveia (todos os dias). Como usar esse farelo de aveia? No mingau (como eu uso), em iogurtes, em panquecas, em sopas, etc.
- 30 minutos de caminhada por dia e dar preferência às escadas, evitando o elevador. Se puder e quiser, faça outros exercícios. O importante é se exercitar!
Este é o resumo da dieta. Não é difícil de fazer, mas tem que ter disciplina e focar. Agora vamos à minha segunda experiência com a Dukan:

Comecei a dieta no dia 21/01. Lembrando que estava com 64,3 kg quando comecei e só vou me pesar de 15 em 15 dias e olhe lá para não ficar neurótica. Não quero emagrecer porque a ditadura da beleza diz isso para o mundo a fora. Quero emagrecer no meu tempo, para mim, para a minha saúde e para ter mais pique (preciso sair do sedentarismo).  Antes de começar, logo de manhã, peguei a fita métrica para anotar as minhas medidas:

Cintura: 88 cm
Braço: 30 cm
Busto: 96 cm
Quadril: 102 cm
Coxa: 55 cm


Primeira fase - Fase de ataque

Fiz  por três dias. Como foi?
Não senti tontura e nem dor de cabeça. No primeiro dia segui à risca, no segundo dia não resisti a um picolé de limão (mas foi só o picolé, o resto fiz certinho) e no terceiro dia tudo ok também. Bebi bastante água também!

O que eu comi nesses 3 dias? 

Café da manhã

- Mingau de leite desnatado com 1 colher e meia de farelo de aveia (você pode esquentar no fogo ou no microondas)
- 1 copo de leite desnatado puro (sem nescau) Se quiser pode colocar adoçante
- 1 iogurte frutado 0% gordura e 0% açúcar
- 1 iogurte natural desnatado
- Chá com adoçante


Almoço e jantar

- Bife grelhado de carne bovina temperada apenas com sal (não coloquem tempero pronto) Não coloquei gordura
- 2 ovos cozidos
- Claras picadinhas com cheiro verde, sal e vinagre
- Cheiro verde salpicado por cima da carne grelhada para dar um sabor
- 1 coca cola zero
- Atum sem gordura, ralado ao natural (leiam na embalagem) com um molho feito com  um pouco de iogurte natural desnatado + cheiro verde picadinho
- Salmão assado com sal, algumas gotas de limão + alho 
- Frango temperado apenas com sal e grelhado
- Sardinha enlatada sem óleo (com o suco natural)

Lanche da manhã e da tarde e ceia

- Chá com adoçante
- Gelatina zero
- 1 copo de iogurte natural desnatado 
- 1 iogurte 0% gordura e 0% açúcar


Segunda fase - Fase Cruzeiro

Comecei a fase cruzeiro no dia 24/01. Furei a dieta no dia 25 porque fui almoçar na casa de uma amiga e não resisti ao delicioso bife à parmegiana feito por ela. Os outros dias fiz certinho, fugindo novamente no dia 29/01 em uma reunião pedagógica. Sei que foi errado, mas às vezes falhamos em nossas dietas, mas o importante é no dia seguinte começar tudo de novo e evitar as escapadas. No meu caso talvez demore mais um pouco para os resultados aparecerem porque fugi da dieta nesses 2 dias citados, mas continuarei resistindo (Não é fácil, acreditem, mas não é impossível  senão eu não teria conseguido emagrecer no ano passado). Não tenho pressa e nem quero ficar neurótica! Ficarei firme e forte na segunda fase até atingir o peso ideal (54 ou 55 kg). Pode ser sim que eu fuja novamente da dieta quando houver uma festa  legal para ir. Ninguém é de ferro, né? O bom é que se for para ir em um churrasco, poderei comer a carne à vontade... IUPI! 
Eu ainda não iniciei os exercícios. Viram como eu sou sedentária e extremamente preguiçosa para me exercitar??? (Preciso mudar esse quadro já) 

O que comi e bebi de um modo geral na segunda fase?

- Suco clight 0% açúcar 
- Coca cola zero
- Tubaína zero
- Chuchu cozido temperado com limão, sal, orégano e vinagre
- Abobrinha refogada sem gordura, apenas com água, sal, cheiro verde e tomate
- Carnes grelhadas (bovina e frango)
- Atum ralado ao natural 
- Leite desnatado com farelo de aveia
- Muita água
- Sardinha enlatada sem óleo (com o suco natural)
- Salada de alface e tomate (temperada com sal, orégano, vinagre e um pouco de limão)


Meus anjos, é isso! Fiz um resumo e espero que não tenha ficado cansativo. No próximo episódio relatarei sobre os exercícios (até lá terei iniciado, assim espero... pois com os exercícios os resultados aparecem mais rápido) + o andamento da dieta (ainda estarei na segunda fase).

2 comentários:

  1. Legal! Estou na torcida para você conseguir e vou colaborar. Amanhã, sábado, venha almoçar conosco um peixe assado. Só não tenho arroz integral. Já tentei, mas não desce.:-( Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bom, cunhada! Eu adoro peixe e o Jaime Tb! Arroz integral na dieta Dukan só pode na terceira fase. Mas eu como o peixe com uma salada, está ótimo!!! Ah, arroz integral demora muito pra cozinhar, Tb já tentei mas não gostei muito. Bjssss

    ResponderExcluir

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...