[crônica] Por que eu não assisto novelas?


Houve um tempo em que eu era vidrada em novelas, principalmente as mexicanas, exibidas  e reprisadas exageradamente pelo SBT. Gostava também das novelas da Globo, do SBT e da extinta TV Manchete. Naquela época não havia outras opções (nem existia internet e meus pais não tinham condições de pagar uma tv por assinatura). Carrossel, Carinha de anjo, Rosa Selvagem, Maria Mercedes, Maria do Bairro, Marimar, Simplesmente Maria, Usurpadora e Esmeralda são alguns exemplos de dramalhões mexicanos que eu não perdia nem por um decreto. De tanta ansiedade, chegava a roer as unhas durante os intervalos comerciais e corria para fazer xixi às pressas para não perder nada. Eu simplesmente adorava aquele romantismo piegas e aquelas falas melosas das novelas mexicanas. Eram as minhas preferidas. Em segundo lugar vinham as novelas globais: Salvador da Pátria, Selva de pedra, Roque Santeiro, Top model, Sassaricando, Rainha da sucata, Torre de babel, A viagem, etc... Na Manchete eu acompanhei Ana Raio e Zé Trovão e O Pantanal. Nem dá para listar tudo aqui porque a minha saga com novelas durou duas décadas, então imaginem quanta coisa eu já assisti! E eu era criança, minha gente, assistindo novelas depois das 20h00.  Não sei como minha mãe permitia isso, mas tudo bem, deixa para lá! 

Cena da novela A Viagem

A partir dos anos 2000 comecei a ficar mais seletiva e com menos tempo para novelices. Trabalho, faculdade, leitura de livros, paixão por filmes (na época eu alugava) e tantas outras coisas mais interessantes e importantes para fazer que eu comecei a perder o interesse por novelas. Poucas chamavam a minha atenção. O fato é que hoje em dia, sinceramente, está tudo muito repetitivo em novelas e eu não consigo mais acompanhar nenhuma. Nem lembro mais qual foi a última novela assistida por mim. Acho que foi Viver a vida, exibida em 2009/2010 pela rede Globo. Aline Moraes vivia uma tetraplégica e eu achei um tema interessante e curioso, algo que raramente as novelas abordam e chamou a minha atenção. E não posso nem dizer que acompanhei de verdade, pois eu perdia alguns capítulos sem ficar angustiada. Outra que eu amei de paixão e achei divertida, diferente e com um toque mais "inocente" sem aquelas putarias que estamos acostumados a ver é a novela Cheias de charme, das empreguetes. O grande diferencial é que era uma novela com uma pegada mais musical, algo que as pessoas adoram. Quem não gosta de música?


Avenida Brasil é outra novelinha que achei até interessante e criativa com grandes ápices que instigaram o telespectador de verdade... O Brasil inteiro comentava as maldades da Carminha nas redes sociais, lembram? Mas sinceramente ficou super repetitivo e cansativo depois de alguns meses. Era um chove não molha nos meses finais que eu abandonei a novela sem dó. Depois descobri a  série Revenge e questionei a originalidade dessa novela. 


A cada dia as novelas estão sendo menos assistidas pela população e as estatísticas mostram isso. Por que será? Chego à seguinte conclusão: pessoas querem ver tramas mais criativas, diferentes e com menos putaria e violência. Acredito que cansaram de ver as mesmas coisas, os mesmos tipos de personagens (só muda o nome e o rosto). Chega de ver só a moça linda, magra e deslumbrante como protagonista, chega de ver a vilã diabólica aprontando mil e uma para ferrar com o mocinho, chega de ver cenas forçadas com pessoas nuas, chega de ver temas serem abordados só para dar audiência e não para definitivamente conscientizar a população sobre preconceitos, problemas psicológicos, inclusão social, diferenças sociais, etc. Falta profundidade na abordagem desses temas. Vemos muita superficialidade só para "dizer" que a tv mostra tudo o que acontece na sociedade. Ah, faça-me o favor! As pessoas estão preferindo ver os canais no youtube, ver gente como a gente ensinando dicas, receitas, mostrando vlogs do dia a dia, etc. Tô achando que o youtube vai substituir as novelas no futuro, isso sim, só acho!

Eu sinto falta daquele romantismo sem forçar a barra, sabe? Aquela magia que instiga e te faz torcer pelo casal, mas tudo de uma maneira muito saudável, sem apelações, isto é, novelas mais poéticas que emocionam  por pequenos detalhes. O mundo está precisando tanto dessa sensibilidade poética! Um apelo para a rede Globo: Mais poesia e menos violência e putaria, por favor! Fascinação (SBT), Alma Gêmea (Globo), A viagem (Globo) e outras que agora não lembro o nome são exemplos desse tipo de novela que eu aprecio. Fora que a trilha sonora delas são impecáveis. Dê um play na música abaixo para conferir: 



Quando eu voltarei a assistir novelas? Quando eu ficarei ansiosa novamente,  envolvida com a trama e com os personagens a ponto de roer unhas e esperar ansiosamente pelo capítulo seguinte? Olha, sinceramente não sei. Esses temas abordados são tão batidos e superficiais que não sinto mais vontade de assistir nada.  Prefiro filmes e séries. Acho muito mais produtivo ver filmes alternativos, ver séries envolventes, ler blogs e assistir vídeos no youtube. Acho tão monótono ficar conversando sobre novelas em rodas, em consultório, ônibus ou sei lá onde mais. Respeito quem curte, mas não é algo que chame a minha atenção a ponto de levar horas debatendo sobre. 

Enfim, acho que voltarei a assistir novelas quando o personagem principal for um anão,  um deficiente físico de verdade, uma pessoa obesa sem enchimentos ou maquiagens,  enfim, pessoas reais em situações que mostram a realidade sem máscaras, sem futilidades. Ou quando temas mais valorosos passarem a ser destaque no lugar da estética, como por exemplo: a importância da tolerância religiosa. Ou então quando a novela for romântica e poética do jeito que eu gosto, aí sim vale a pena assistir.  Perder todas as noites da minha vida assistindo uma trama que não é criativa, ah, prefiro dormir mais cedo. 

E vocês, gostam de novelas? Lembrando que eu respeito o gosto de cada um. Este post mostra apenas minha opinião pessoal sobre o assunto.


Acompanhe minhas redes sociais:


14 comentários:

  1. Eu também fui muito das novelas mexicanas hahahaha
    Hoje em dia não há nada que me prenda também, é raro. E é engraçado a gente constatar isso, porque parece um retrocesso, né? Podemos ver o quanto a tecnologia e os recursos se modernizaram, mas as melhores novelas/histórias continuam sendo as de antigamente, com os temas antes abordados e a forma como faziam antes. Concordo contigo!


    http://baudecanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Johnny! Concordo! Parece um retrocesso porque ao invés de gostarmos dos temas atuais das novelas, preferimos os temas mais antigos, mais inocentes sem toda essa violência ou nudez explícita, sem todo esse excesso de informação, enfim, histórias mas simples e românticas. Beijos

      Excluir
  2. Então... Concordo plenamente com teus argumentos, confesso que esse ano malhação me encantou hahahaha... Mas é a única novela que assisto e que me sinto bem ao assistir, as outras eu.não me dou o trabalho de sentar na frente da TV para ver... Concordo em relação as tramas que estão cansativas e em determinados momentos chatas MSM... A questão de ter que ter sempre alguém do mal tentando acabar com alguém do bem ou roubar o seu amado afff... Tanta coisa me cansou em novelas... Acho muitas das discussões pertinentes, mas penso que perderam o foco e não exploram da forma que deveriam ser exploradas... Minhas filhas assistem chiquititas e amam!!!
    www.minhanegracor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline! Chiquititas eh uma novelinha bem bacana mesmo, eu assisti nos anos 90 na primeira versão brasileira e achei bem bacana. Muito bom suas filhas assistirem novelas infantis! Os temas das novelas atuais está ficando cansativo e repetitivo , faltando criatividade por parte dos atores. Super beijo

      Excluir
  3. Não tenho nada contra putaria e violência (até pq seria ironia baseado em séries que amo: Breaking Bad, Sons of Anarchy, Game of Thrones... entre outras). Não assisto pq acho muita enrolação e pouca criatidade, muito mais do mesmo.

    um bj,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Re! Também não tenho nada contra violência e putaria desde que sejam abordadas de modo criativo e mais instigante. Amo Breaking bad porque é muito intenso, mostra as mudanças psicológicas do personagem e muitas outras coisas bacanas para se discutir. Já as novelas de hoje em dia são muito repetitivas mesmo, poucas chamam a minha atenção ao ponto de eu querer perder meu tempo assistindo, mas quem sabe surge algum roteirista criativo para nos surpreender? Beijosss

      Excluir
  4. Eu nao suporto as novelas da Globo ! Mas amo e faço questao de assistir algumas novelas mexicanas <3

    www.conversasfeminiinas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires! As novelas da Globo estão ficando muito sem graça e apelativas. As mexicanas são mais interessantes porque geralmente tem menos personagens e são mais românticas. Beijossss

      Excluir
  5. Olha, eu até gosto de algumas novelas e estou assistindo A Usurpadora (não tive chance de assistir) via Netflix. A coisa que vai substituir as novelas. Sim, estamos cansados da mesmice que a Globo faz (já que ela era campeã em fazer novelas boas... até hoje me sinto honrada por ter assistido algumas como Mulheres de Areia e outras que passavam as seis).

    Ao invés de conscientizar, a globo vem criando polêmicas demais... e a última foi o beijo lésbico no início na nova novela das nove (quanto "n"). E sim, as pessoas estão migrando para as séries, que possuem mais conteúdo (até Demolidor discute temas atuais como corrupção)., ao invés de ver a mesmice causadora de polêmicas....

    Gostei do seu texto!!

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália! Que bom que gostou do texto! A usurpadora eu assisti acho que umas 2 ou 3 vezes ( Silvio Santos exagerou na repetição) e eh uma novelinha que eu gostei bastante! A Globo já fez ótimas novelas sim, como por exemplo: Roque Santeiro, A viagem, Mulheres de areia, Barriga de aluguel, etc. Com o tempo foi cansando, a população Tb mudou... Agora as pessoas estão mais antenadas, ligadas na tecnologia, então a rede Globo vai ter que encontrar meios de melhorar essas novelas atuais que estão muito sem sal. Ah, quanto a séries, adoro! Beijos

      Excluir
  6. Não assisto mais não quero dar audiencia (e nao gosto) quem assiste é moralmente responsável pela negatividade e pessimas influencias que as novelas dão ao já sofrido povo brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo certinho? Você tem razão! A negatividade mostrada na TV acaba deixando as pessoas cada vez mais frias e fúteis (devido a essas influências ruins). Estamos carentes de boas programações. Grande abraço !!!

      Excluir
  7. Não assisto pois alem da pessima qualidade dramaturgica, sobrevivendo de explorar o mais doentio do Ser Humano e os sentimentos em seu grau maximo de histeria, ainda serve como instrumento do Marxismo cultural e como forma de engenharia social, moldando a opiniao do povo de acordo com os interesses dos donos do poder. Enfim, é a deseducacao em nivels globais (literalmente!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo, tudo bem? Achei o seu comentário muito pertinente. A qualidade dramaturgica deixa a desejar mesmo! O que vemos nas telas é o sofrimento humano exposto numa situação que ao invés de nos fazer refletir, simplesmente nos deixa mais deprimidos. E sim, essa tv deseduca ao invés de educar, algo extremamente preocupante, visto que milhões de pessoas assistem diariamente. Beijos

      Excluir

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...