Inveja: sentimento que atrapalha o nosso crescimento pessoal


     O que é a inveja? É um sentimento de tristeza e frustração perante o que o outro é ou tem. Dependendo do grau desse sentimento em sua alma, você acaba sabotando o seu próprio crescimento pessoal e a sua própria felicidade. Todos os seres humanos já sentiram inveja  pelo menos uma vez na vida, afinal, erramos e acertamos, pois não somos perfeitos, e a vida nos expõe a diversos tipos de situações e experiências que infelizmente podem vir a suscitar esse tipo de sentimento. E você não  precisa se achar a pior pessoa do mundo por já ter invejado alguém, certo? Primeiramente entenda as nuances da inveja e depois disso poderá se livrar dela ou diminuir sua frequência.

     Existem dois tipos de inveja:

   1) Você vê o sucesso/beleza/conquista do outro e gostaria que aquilo estivesse acontecendo com você. O seu desejo não é prejudicar a pessoa, você só gostaria de conquistar aquele objetivo antes da pessoa. Geralmente esse tipo de inveja não é prejudicial desde que você não deseje o mal para ninguém.  É a famosa inveja branca. Pode ser até positivo se esse forte sentimento te impulsionar a lutar pelos seus sonhos e ser tão bem sucedido quanto a pessoa que você inveja. Se bem resolvida essa questão, a inveja branca pode transformar-se em  admiração e respeito.

    2) Você não suporta ver o sucesso/beleza/conquista do outro e deseja que a felicidade alheia seja destruída. Neste tipo de inveja você secretamente deseja o mal para a pessoa. Esta sim é a inveja altamente destrutiva e que em nada vai te beneficiar, muito pelo contrário. Em alguns casos, a pessoa que sente inveja chega a prejudicar o outro porque simplesmente não suporta ver o outro bem. Alguns casos são graves, pois mesmo a pessoa que tem inveja sendo bem sucedida, ela não quer que o outro  esteja bem.

    O ideal é que não sintamos inveja de ninguém, pois se estamos bem realizados e bem resolvidos com a nossa vida e com as nossas próprias questões, não tem por que ficar de olho no sucesso alheio.   Caso não consiga se livrar desse sentimento, reflita consigo mesmo se realmente tem motivos para sentir isso. Todos nós temos capacidade para alcançar o que almejamos, basta lutarmos para isso. O que acontece é que alguns alcançam primeiro, outros bem depois. Cada um tem o seu tempo, o seu dom e a sua missão. Se mesmo refletindo sobre a própria vida, você percebeu que esse sentimento continua te afligindo e a sua autoestima vai para o buraco sempre que vê o seu próximo realizado/feliz/bem sucedido/mais jovem/mais bonito, o melhor a fazer é  lutar com todas as  forças internas que você tem (mesmo que duvide você tem) para que haja a superação e você possa parar de se torturar com a felicidade alheia. Um bom exercício para se livrar da inveja é repetir em tom de voz alto as seguintes frases:

a     a) Não, eu não preciso sentir inveja de fulano(a). E também tenho capacidade!

b) Fulano(a) é feliz e eu aceito isso. Que fulano(a) seja abundantemente feliz e abençoado! 


c) Meu Deus, por que eu estou invejando fulano(a)? Isso não combina em nada com a minha essência! A inveja precisa sair de mim!


d) Fulano(a) merece o que tem e o que conquistou e eu reconheço isso. Parabéns para ele(a)!


e) Eu gastarei as minhas energias lutando pelos meus sonhos e objetivos. Desejo imensamente que esse sentimento ruim saia da minha vida!

f) Fulano (a) é bem sucedido porque tem talento e batalhou muito por isso. Cada um tem a sua missão. Ele(a) tem a dele e eu tenho a minha. Que sejamos abençoados, cada um com o seu dom e com a sua missão. 

    As frases acima possuem um grandioso poder de afastar a inveja da sua alma, pois te sacodem para fazer você admitir esse sentimento. A partir do momento que você admite e entende o que está acontecendo, fica mais fácil  resolver essa questão interna que surge sem você querer. Acredite, você não é culpado por sentir isso e também não é a pior pessoa do mundo. De nada vai adiantar você se martirizar achando que é uma pessoa podre, insignificante ou o que quer que seja de ruim, pois  esses pensamentos não ajudam! Nós, seres humanos, não somos perfeitos nem de longe, mas podemos lutar para melhorar  a nossa própria alma, purificando-nos aos poucos durante a nossa existência: eliminando sentimentos ruins e praticando boas ações. É de uma hora para outra? É claro que não!   Demora anos e anos é necessário um policiamento constante de tudo o que há em nós: sentimentos, ações, desejos, etc. Lembre-se: somos   os autores de nossas próprias vidas e escrevemos a nossa história de acordo com a nossa vibração: vibre amor e o amor e a felicidade virão até você...  vibre ódio, mágoa e  rancor e prepare-se para uma vida repleta de experiências negativas.

    Tranquilize a sua alma  e acredite em seu potencial. Todos nós somos capazes! O que acontece é que as pessoas, muitas vezes, não admitem para si mesmas que sentem inveja  e portanto, não conseguem eliminar isso delas. Primeiro admita para si mesmo(a), depois mentalize uma benção para as pessoas, desejando-lhes felicidade e plenitude. Esvazie a negatividade dentro de você e aos poucos poderá notar  que essa ação tem um poder libertador que vai trazer muitas prosperidades para a sua vida. Acredite, abençoar as pessoas é algo tão nobre que muda a nossa vibração.





Acompanhe minhas redes sociais:

Muita luz e paz para vocês! Espero que tenham gostado e até o próximo post. 

0 comentários:

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...