[Hello] Perguntas de quem tem preconceito e respostas de quem não tem preconceito consigo mesmo e nem com os outros


Olá, anjinhos, tudo bem? Que título enorme, né? Pois é! O tema de hoje é um pouco delicado, algo desagradável  chamado "Preconceito". Eu diria que o preconceito é uma chaga em nossa sociedade e só terá cura quando as pessoas aprenderem a se imaginar no lugar do outro, a chamada "compaixão", algo que muitos sequer fazem questão de sentir porque estão acostumados a olharem  apenas para o próprio umbigo, ignorando os sentimentos alheios. Muitos reproduzem a educação que receberam em casa, ou seja, internalizaram certos "pré-conceitos" de tanto ouvir os pais, avós ou tios comentando em voz alta, por exemplo: "Mulher não pode ser astronauta", "Homem bom é aquele que pega várias mulheres", "Homossexuais vão para o inferno", "Nordestino não tem capacidade, olha só o sotaque". Ouvir esses absurdos causam até arrepios em quem não é preconceituoso, mas para quem respira o preconceito, essas citações soam normais e arrancam até gargalhadas de quem concorda. No post de hoje, elaborei perguntas e respostas: perguntas de quem está contaminado pelo preconceito e respostas de quem se sente muito bem consigo mesmo e respeitam o próximo, além de estarem pouco se lixando para os comentários maldosos desses que deveriam estar cuidando de suas próprias vidas e não humilhando os outros. Espero que gostem!

1) - Nossa, por que você não faz um regime? Desse jeito você não vai conseguir um namorado!

- Olha, eu não estou namorando porque sou bem seletiva. Isso não significa que estou encalhada, pois saio bastante e curto a minha vida de maneira bem feliz! Farei um regime quando eu estiver incomodada com o meu peso. Até agora nenhum homem com quem eu saí reclamou das minhas gordurinhas, aliás, sou sexy e bem resolvida.

2) - Sua vida deve ser horrível com esse filho retardado, né?

- Ninguém está livre de ter um filho especial. Não pense que sou infeliz!  Graças a Deus eu sou uma mãe muito amorosa e aceitei o meu filho, dando a ele todas as condições necessárias para o desenvolvimento dele, que aliás está me surpreendendo. A cada dia eu me sinto mais feliz e realizada como mãe, vendo cada progresso do meu amor, cada sorriso de agradecimento, mesmo sem saber dizer "obrigado", ele sorri com os olhos e com os lábios. Quer alegria maior? É feio de sua parte  julgar os deficientes mentais como se fossem um fardo na vida das famílias. Para algumas, pode até ser, mas para mim é uma benção. Eu amo o meu filho!


3) - Menina do céu, o seu cabelo  está armado demais, muito crespo. Por que não alisa?

- Eu aliso se eu quiser. No momento estou maravilhada com os meus cabelos naturais, me acho estilosa e linda, independente do meu cabelo estar armado ou não. Sinto-me livre, amo a minha raça e tenho orgulho de ser negra. Se um dia eu alisar, será porque eu quero variar, não porque quero renegar minhas raízes, entendeu?


4) - Cara, aquela menina ali é linda de rosto, pena que é gorda!

- Cara, discordo de você! Ela é linda de corpo também! Tem curvas, muito estilo e é sexy. Eu sou um homem adorador das cheinhas, nunca escondi isso de ninguém. Minha mãe vive dizendo que eu tenho mau gosto, mas não ligo para a opinião dos outros, falo o que penso e saio com quem eu quero.


5)  - Um casal homossexual do meu bairro quer adotar uma criança! Que absurdo! Eles nunca vão conseguir passar valores para o filho.

- E quem disse que todos os heterossexuais são excelentes pais e mães? O caráter dos pais não tem nada a ver com a sexualidade, pois para ser um ser humano digno é preciso ter respeito e amor para com o próximo. Tenho certeza que muitos pais homossexuais são tão bons pais como os  heterossexuais, sem rótulos, pois pais bons são aqueles que fazem de tudo pelo filho, com muito amor e dedicação.


6) - Fulana é loira e bonita e acaba de se formar em Direito. Nossa, como ela conseguiu passar sem pegar exame nem DP? Ah, deve ter colado muito ou então deve ter saído com os colegas de classe para eles fazerem trabalhos para ela, só pode, viu!

- Nossa, quem disse para você que inteligência tem a ver com cor de cabelo? Isso não existe! Conheço essa fulana e ela é muito inteligente, passou sem precisar depender de ninguém, com muito louvor. Com certeza será uma advogada muito competente, loira, inteligente e linda, para a inveja de muitas e para o delírio dos marmanjos!


7) - Filha minha não namora negro. Já imaginou como serão os cabelos dos meus netos?

- Amor, que absurdo! Você é racista, isso sim! Nossa filha vai namorar com quem ela quiser, com quem ela amar de verdade e com certeza o homem que puder tratá-la com amor e respeito será o meu genro adorado e mimado, independente da cor da pele. Nossos netos serão amados, sejam negros, brancos ou japoneses, isso não mede o tamanho do nosso amor!


8) - Olha, você viu aquele casal? Uma velha com um moço novo e lindo! Ela deve sustentar esse cara, só pode!

- Você olhou direito? Ela não é idosa, não! O corpo dela é mais bonito do que o seu, viu? Coroa super  charmosa e bonita. O rapaz se apaixonou mesmo, pois ele é rico e ela não. Meu pai o conhece.




9) - Meu Deus,  que homem horrível com aquela gata!!! Ela deve estar louca, cega ou macumbada. O que é aquilo?

- Nossa, você acha que todo o mundo julga o livro pela capa? Com certeza ela se apaixonou por ele de verdade, pela bondade, pelo romantismo, pelo jeito carinhoso dele, pela inteligência, pela química entre os dois,  enfim, cada um tem um jeito de se apaixonar e de conquistar o outro.

10) - Você escuta reggae? Deve ser maconheira, hein? Tô até imaginando suas brisas, menina!

- Eu nunca fumei maconha na minha vida. Não é porque eu escuto reggae que sou maconheira. Isso é um rótulo, viu?


11) - Você curte heavy metal, né? Depois que eu descobri isso,  não posso mais continuar saindo com você, peço desculpas, tá! Meu pastor disse que pessoas assim são adoradoras do capeta!

- O quê? Vou fingir que não estou ouvindo esse absurdo! Eu acredito em Deus e o fato de eu gostar de heavy metal não tem nenhuma relação com a minha fé. Isso, deixe mesmo de sair comigo, agora quem não te quer sou eu.

12) - Você é ateu? Não podemos mais ser colegas. Eu sou muito fervoroso, cara! Acho um absurdo uma pessoa não acreditar em Deus!

- Ok! Não preciso de uma colega como você, incapaz de respeitar a opinião dos outros. Acreditar ou não em Deus é um direito de cada um e isso não significa que aquele que não acredita em Deus é uma pessoa ruim, muito pelo contrário,  sou super ético e amo a minha família.

13) - Aquele anão ali está concorrendo a vaga de líder. Se ele ganhar  de mim eu me mato, tô falando sério. Um absurdo isso! Quem vai respeitar um homem do tamanho de uma criança?

- Hummm, acho que você está equivocado! Aquele anão ali tem até doutorado, viu? Super inteligente, expressivo e um excelente líder, uma pessoa humana e ética. Você vai se surpreender com ele, garanto!


14) - Aquela moça bonita está namorando um cadeirante. Isso não é um absurdo? Nem dinheiro ele tem, então não entendo!

- Aquela moça se apaixonou por ele de verdade. Um dia, quando ela estava no fundo do poço, altamente depressiva, ele a tratou como um verdadeiro príncipe faz, enchendo-a de poemas, palavras amigas e de um amor doce e inesquecível. Ele a conquistou pela alma, não pelo corpo!

15) - Uma morena lindona e novinha está namorando um cinquentão. Deve ser por interesse porque o cara é endinheirado!

- Quem somos nós para julgarmos a moça? Não a conheço e não sei por que ela está namorando com ele, mas estou vendo que o cinquentão ali é bem charmoso, hein? Com dinheiro ou não, só sei que ele é bonito. Acho que você está equivocado ou com inveja porque queria estar no lugar dele e ela preferiu um homem mais velho!

16) - Sua amiga cortou o cabelo curtinho e nunca usa maquiagem. Ela é Maria machadão, né?

- Minha amiga não é homossexual, ela é alérgica a maquiagens e cortou o cabelo curtinho porque está com câncer. Quem cortou o cabelo dela foi o próprio namorado. E se ela fosse gay? Você tem algum preconceito com quem é  homossexual ou com quem corta o cabelo curtinho? Corte de cabelo ou maquiagem não tem nada a ver com a sexualidade das pessoas.




17) - Você tem 30 anos e não é casada? Vou arranjar um noivo para você e é para casar logo! Isso é grave... Vai ficar para titia!

- E daí, tia? Sério, não dou a mínima para o que a sociedade pensa sobre a minha solteirice. Estou muito feliz assim, realizada profissionalmente, saio muito, viajo quando quero e não casei ainda porque sei escolher os meus pretendentes. A senhora fala de mim, mas o titio não é um bom partido, bebe feito um louco e garanto que vocês dois nem se dão bem na cama. Ah, fala sério! Só vou casar se um dia eu me apaixonar por alguém que valha a pena, com a idade que for, se for bom de cama e  me amar, pois não estou preocupada em casar logo para agradar a sociedade ou a minha família. Prefiro ser solteira e feliz a ser casada e infeliz por dentro. Pode deixar, titia, quando eu arranjar um noivo, o levarei para almoçar na sua casa e a senhora será convidada para o casamento. Odeio que arranjem encontros para mim, sejam bons ou ruins, pois eu tenho capacidade para conquistar os meus próprios pretendentes.


18) - Aquele rapaz é vesgo, nunca vai namorar

- Sério mesmo que você acredita nisso? Já viu o PC Siqueira com a namorada dele? Parecem bem apaixonados e ela é linda. Reparou bem nele? Vesgo sim, mas engraçado, inteligente, carismático e  com várias outras características que devem ter fisgado a moça. Uma garota não se apaixona apenas pela aparência física de um rapaz, algumas talvez, mas não generalize.

19) - Fulano é espírita. Não mexe com ele não, pois ele mexe com macumba!

- E se ele for macumbeiro? Qual é o problema, hein? Você sabia que eu sou espírita kardecista e não tenho preconceito algum com quem pratica umbanda ou candomblé? Cada um vive a sua fé do jeito que quer e acredita. O importante é o coração das pessoas, independente da religião.

20) -  Olha o sotaque horrível dela? Nordestino ou é faxineiro ou pedreiro.

- Para porque está ficando feio para você! Essa garota é conhecida da minha mãe, nordestina e faxineira sim, qual é o problema? Isso é vergonha? Um trabalho digno como qualquer outro. Juliana também é faxineira e é paulista, então a sua tese está errada, minha cara! Minha mãe é nordestina, sabia? Formada em arquitetura, um sotaque gostoso de se ouvir e um amor de pessoa. Mexeu com nordestino, mexeu comigo!

21) - Maria e João são nossos vizinhos homossexuais e melhores amigos um do outro. Devem estar com o capeta no corpo. O que acha de curá-los na igreja, pastor?

- Não farei isso! Respeito a condição de cada um e o modo como cada ser humano escolhe viver. Sou pastor mas não sou preconceituoso. Que eles sejam muito felizes com quem eles escolheram, pois o importante é o caráter das pessoas, não o que elas fazem entre quatro paredes. A intimidade das pessoas diz respeito apenas a elas.


22) - Cara, você é tão nerd e feio que nunca vai transar, nunca vai ver nenhuma menina caindo de amores por você. Vai morrer sentado nesse computador comendo cheetos e batendo uma!

- Ah, é? E você vai queimar a sua língua preconceituosa porque amanhã eu tenho um encontro com uma garota que eu conheci no chat. Um encontro pessoalmente e não no virtual, viu? Posso ser feio mas tenho muitas qualidades, sou nerd sim, não vou mudar meu jeito só para conquistar garotas. Um dia alguma menina vai gostar de mim do jeito que eu sou e eu quero uma que seja parecida comigo. Se o encontro de amanhã não der certo, não estou nem aí, faço o que eu bem entender da minha vida!

23) - Nossa, quantas sardas você tem no rosto? Por que você não passa um creme para tirá-las? Ouvi dizer também que meninas ruivas como você não arranjam namorado bonito, viu? Tinge o cabelo, amiga, está parecendo água de salsicha isso! 

- Amiga você não é, tenho certeza! Uma amiga de verdade jamais faria um comentário tão preconceituoso e sem noção. Eu amo ser ruiva, sinto o maior orgulho de ser assim. Minhas sardas são o meu charme e o meu cabelo de fogo é raro e lindo! Você deve ter inveja, isso sim! E quem disse que eu não namoraria um cara feio? Eu namoro com quem me conquistar, pode ser feio ou bonito, não sei o dia de amanhã. Só sei que sou feliz e sua opinião nunca vai contaminar minha autoestima.

24) - Contrate um homem e não uma mulher para a vaga de motorista!

- Você só pode estar brincando, né? Vou avaliar a capacidade dos candidatos e não o gênero.

25) - Olha aquele traveco ali! Com certeza deve se prostituir para sobreviver. 

- Aquele travesti é meu primo, você sabia? Formado em artes plásticas, ele é um artista maravilhoso. Pinta super bem e os quadros dele vendem como água. Ele nunca se prostituiu, é decente, evangélico e namora um rapaz há cinco anos.

-----------


Acompanhe minhas redes sociais:


Este post é uma blogagem coletiva do  Hello, um grupo de interação criado pela  Fiama do blog Hello. Lá discutimos sobre blogosfera, trocamos experiências, fazemos amizade e aprendemos muito.  Um dos temas para a blogagem coletiva de maio é "Gentileza"


E é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das perguntas e respostas! 

8 comentários:

  1. Adorei o post, ótima forma de tratar a realidade vergonhosa que vivemos diariamente. Sempre tem pessoas desagradáveis em todos os cantos, com conversas desse tipo. Ganhou uma seguidora! Beijocas!
    Vou deixar um convite para que conheça meu blog > http://gabiworldofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela! Muito obrigada e em breve retribuirei a visita. Fico feliz que tenha gostado do post!!! Verdade, hoje em dia essa conversas são mais comuns do que a gente pensa, infelizmente algumas pessoas tem preconceito consigo mesmas, não se aceitando e se deixando humilhar por esses comentários maldosos. Beijos

      Excluir
  2. O comentário sobre o filho retardado foi ridículo.Espero que todas essas frases tenham sido inventadas,pois se alguém falasse isso de um filho meu eu ficaria com muita raiva:(
    Reflexoesdaminhamentedoida.blogspot.com
    Canal:https://m.youtube.com/watch?v=v7B60jH5ZKY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!!! Obrigada pela visita. Os comentários são inventados, mas infelizmente existem pessoas preconceituosas assim, algumas só não falam, mas pensam assim de maneira quadrada, eh tão triste! Crianças especiais são abençoadas! Beijocas!

      Excluir
  3. É fogo viver neste nosso mundo, realmente, gente preconceituosa é um tipo de ser que num quero nem do outro lado da rua. :/ É triste demais a visão desses seres, né? :(
    Beijo, Min - http://www.yasminbueno.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yasmin! Concordo contigo: pessoas preconceituosas quero longe de mim. Comentários de gente preconceituosa machucam muito, deixam marcas na alma. Tenho esperança de um mundo melhor!!! Beijos

      Excluir
  4. Legal a proposta das perguntas e respostas! Vou utilizar em um grupo de acompanhamento de adolescentes que ministro, como forma de discutirmos questões afeitas ao preconceito, discriminação e racismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo, tudo bem? Feliz por ter gostado! Espero que o post tenha ajudado em seu projeto social. Bjss

      Excluir

Se gostou do post, comente aqui =^.^= Ficarei muito feliz com o seu comentário! Responderei aqui mesmo embaixo do seu recadinho. Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...